Operação de desassoreamento nas imediações do Passeio Marítimo da Praia Formosa
A Direcção Regional do Ambiente e Mar, enquanto entidade gestora do Domínio Público Marítimo na Região, através da Divisão de Recursos Hídricos do Litoral, procedeu a uma operação de desassoreamento do material em excesso acumulado nas imediações do Passeio Marítimo Praia Formosa.
Segundo Manuel Ara, director regional de Ambiente e Mar, “a intervenção teve como objectivo principal mover a carga sólida que se encontrava entre os tabuleiros que constituem o passeio marítimo e o areal”. O responsável indica ainda que a presença desse material poderia resultar em danos elevados nesta infra-estrutura em tempos de maior agitação marítima, colocando em risco os seus utilizadores.
Procedeu-se a um reperfilamento do areal, utilizando o material assoreado no local para esse efeito, através de uma ação de espalhamento. Adicionalmente, foram retirados da zona de intervenção materiais resultantes de diversos desprendimentos da escarpa anexa à zona de intervenção, bem como outros materiais que poderiam representar perigo aos utilizadores da praia e do Passeio Marítimo. Entre estes, foram recolhidos diversos elementos em betão armado, bem como diferentes tipos de elementos metálicos e ainda elementos em madeira. Direcção Regional do Ambiente e Mar