Deputados nacionais vêm conhecer estado da Agricultura e Pescas da Madeira
Os deputados da Comissão de Agricultura e Pescas da Assembleia da República prosseguem nesta segunda-feira uma visita à Madeira, sendo este o dia com a agenda mais preenchida.
Os compromissos têm início logo às 10h30, com uma audiência com o presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, José Manuel Rodrigues, a qual será seguida de uma reunião da Comissão Permanente da Assembleia Legislativa da Madeira, presidida por José Prada. Pelas 12h00 vão apresentar cumprimentos ao presidente do Governo, Miguel Albuquerque, numa audiência com a participação dos secretários regionais de Agricultura e Saúde, Rafaela Fernandes e Pedro Ramos, respectivamente.
À tarde, pelas 15h00, os deputados da República reúnem-se com a Associação de Agricultores da Madeira e pelas 16h30 com a Coopescamadeira. À noite, pelas 20h00, apresentam cumprimentos ao Representante da República para a Região, Ireneu Barreto.
Os deputados já chegaram à Madeira no sábado à noite. O programa da visita começou ontem, com uma visita à Floresta Laurissilva e uma passagem pelos Engenhos do Norte e pela baía de Câmara de Lobos.
Amanhã vão principiar o dia com a observação de jaulas de aquicultura na Calheta, uma visita ao Centro de Maricultura da Calheta e apresentação de cumprimentos ao presidente da Câmara. À tarde visitam o Centro de Processamento de Banana da GESBA e a uma plantação de bananas.
Pelas 17h30 há reunião no Funchal com o Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira (IVBAM). O último dia está reservado para uma visita ao Campo de Educação Ambiental do Cabeço da Lenha durante a manhã e uma passagem pelas adegas da Blandy, à tarde.
A delegação é composta por Emília Cerqueira (PSD), João Paulo Graça (CH), Clarisse Campos (PS), Amílcar Almeida (PSD), Nélson Brito (PS), Pedro dos Santos Frazão (CH), João Pinho de Almeida (CDS-PP), Dinis Faísca (PSD), Gonçalo Valente (PSD), Sónia dos Reis (PSD), António Alberto Machado (PSD), Ricardo Oliveira (PSD), Carlos Silva (PS), Raquel Ferreira (PS), Palmira Maciel (PS), Ricardo Pinheiro (PS), Walter Chicharro (PS), Luísa Areosa (CH) e Eliseu Neves (CH) compõem a comitiva de 19 deputados da Comissão de Agricultura e Pescas.
Os parlamentares da Comissão estão acompanhados por representantes eleitos pelo círculo da Madeira, nomeadamente por Pedro Coelho (PSD) e Francisco Gomes (Chega), num esforço para alinhar estratégias que garantam o crescimento sustentável e a valorização dos sectores agrícola e das pescas no arquipélago.
OUTROS EVENTOS NA AGENDA DE HOJE:
09h00- Simpósio "Cuidar de quem Cuida - Intervenção na Sobrecarga do Cuidador Informal", com o secretário regional da Saúde, Pedro Ramos, no Edifício da Reitoria da Universidade da Madeira (Colégio dos Jesuítas)
14h30 - Cerimónia da Lamparina (bênção das fardas aos alunos do 2.º ano da licenciatura em Enfermagem), no edifício da Reitoria da Universidade da Madeira (Colégio dos Jesuítas)
15h00 - Cerimónia de assinatura de protocolos entre a Câmara Municipal do Funchal e 12 associações culturais, no âmbito dos apoios ao associativismo e actividades de interesse cultural. Terá lugar no salão nobre da CMF.
16h00- Cerimónia de entrega ao SESARAM de duas ambulâncias para transporte de doentes não urgentes, no Hospital Dr. Nélio Mendonça, com presença de Miguel Albuquerque
17h30 Cerimónia de abertura do aCORDE , Festival Internacional de Cordofones Tradicionais, na Assembleia Legislativa da Madeira
PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS REGISTADOS NO DIA 3 DE FEVEREIRO:
1468 - Data provável da morte do artesão e inventor alemão Johann Gensfleisch zur Laden zum Gutenberg, Johann Gutemberg, criador da impressora.
1480 - Nasce o navegador Fernão de Magalhães, que fica para a história como o primeiro homem a empreender a primeira e bem-sucedida viagem de circum-navegação, sob a proteção de Carlos I de Espanha.
1488 - Bartolomeu Dias dobra o Cabo das Tormentas, mais tarde conhecido por Cabo da Boa Esperança.
1536 - Morre, aos 66 anos, o poeta e cronista Garcia de Resende, compilador do Cancioneiro Geral, publicado em 1516.
1789 - É criada a Junta de Exame e Revisão do Código Legislativo português.
1809 - Nasce o compositor, pianista e maestro alemão Jakob Ludwig Felix Mendelssohn-Bartholdy, Felix Mendelssohn. Entre suas obras mais famosas estão a Abertura de Sonho de uma noite de verão (1826), a Sinfonia italiana (1833), um concerto para violino (1844), dois concertos para piano (1831, 1837) e o oratório Elijah (1846). Era neto do filósofo Moses Mendelssohn (1729-1786).
1879 - É eleita a nova direção do Partido Republicano: presidentes, António Oliveira Marreca e Latino Coelho; vice-presidente Sousa Brandão e Bernardino Pinheiro; secretários, Eduardo Maia e António Emílio Guerreiro da Ascensão.
1888 - É fundada a Associação Lisbonense de Proprietários, para defender e promover os interesses dos proprietários urbanos em Portugal
1894 - O primeiro veleiro com casco de aço, Dirigo, é lançado à água em Bath, Inglaterra.
1904 - Nasce o compositor e professor italiano Luigi Dallapiccola.
1910 - Nasce o Sport Club Conimbricense, equipa da cidade de Coimbra que tem o nome imortalizado enquanto primeiro campeão nacional masculino de basquetebol, na temporada 1932/1933.
1915 - Grande Guerra de 1914-1918. Tropas expedicionárias portuguesas partem para Angola.
1927 - Revolta Reviralhista, no Porto, primeiro levantamento contra a ditadura militar saída do Golpe de 28 de maio de 1926.
1942 - Morre, com 74 anos, o arabista, filósofo e historiador David Amaro de Melo Lopes.
1943 - II Guerra Mundial. Bombardeiros britânicos atacam a cidade alemã de Hamburgo.
1957 - Gaston Lagaffe, Gastão Da Bronca, personagem de BD criada por Franquin, surge pela primeira vez na revista Spirou.
1959 - Morrem os artistas Buddy Holly, aos 22 anos, Ritchie Valens, aos 17 anos, e Big Bopper, aos 28 anos, vítimas de um acidente aéreo. Três nomes da primeira fase do rock and roll nos anos 50 (Buddy Holly intérprete de "Peggy Sue" entre outros sucessos e Ritchie Valens famoso por "La Bamba").
1966 - Primeira "alunagem suave" de uma sonda espacial soviética Luna 9 na superfície lunar.
1969 - Morre, aos 48 anos, assassinado, Eduardo Mondlane, primeiro presidente da FRELIMO - Frente Nacional de Libertação de Moçambique, em Der-es-Salaam, na Tanzânia, num atentado bombista.
- Yasser Arafat torna-se chefe da Organização para a Libertação da Palestina (OLP).
1971 - A nave espacial norte-americana Apollo14 entra em órbita lunar.
1975 - O ministro da Economia Rui Vilar apresenta os diplomas que regulam a reforma agrária.
1977 - Tem início o III Congresso da Frelimo (em Inhambane até 07), o primeiro depois da independência de Moçambique, em 1975, e que transforma a organização de frente armada contra o colonialismo português em partido de ideologia marxista-leninista.
1979 - Torres Vedras é elevada a cidade.
1982 - Os estados-membros da Comunidade Económica Europeia acordam participar no desenvolvimento das infraestruturas do interior de Portugal.
1985 - Sobreviventes dos campos de concentração nazi reúnem-se, em Jerusalém, para inaugurar o monumento às vítimas do campo de extermínio de Auschwitz.
1988 - Os 17 tripulantes da caravela Bartolomeu Dias desembarcam em Mossel Bay, na África do Sul, exatamente 500 anos depois do navegador português.
1989 - Morre, com 59 anos, o ator e cineasta norte-americano John Cassavetes, realizador de "Shadows", "A Child is Waiting", "Glória", "Love Streams".
1990 - VI Cimeira Ibérica. É antecipada, em relação ao calendário europeu, a livre circulação de pessoas entre os dois países.
1991 - O Partido Comunista Italiano assume a designação Partido Democrático de Esquerda.
1994 - O presidente norte-americano, Bill Clinton, anuncia o levantamento do embargo comercial contra o Vietname, imposto em 1975, no final da guerra entre os dois países.
1995 - Morre, aos 74 anos, a cantora e atriz Maria da Graça, co-protagonista de "O Pátio das Cantigas".
2001 - Vitória de Ariel Sharon atribui ao líder da direita israelita a chefia do Governo.
- É publicado o Decreto-Lei n.º 29/2001, que cria o sistema de quotas para o emprego das pessoas com deficiência, com um grau de incapacidade funcional igual ou superior a 60%, em todos os serviços e organismos da administração central, regional autónoma e local na Administração Pública portuguesa.
2003 - Morre, aos 64 anos, o cineasta João César Monteiro, realizador de "Veredas", "Recordações da Casa Amarela", "Vai e Vem", Leão de Prata, Grande Prémio do Júri e Prémio da Crítica, em Veneza.
2004 - Medidas anti-violência nos campos de futebol estabelecem a criação do cadastro de adeptos e o reforço do policiamento nos estádios.
- A Central Intelligence Agency ou Agência Central de Inteligência (CIA) reconhece que as alegadas armas de destruição maciça iraquianas não constituíam uma ameaça.
- Assinatura de novo contrato de gestão entre o Estado e os responsáveis pelo Hospital Amadora-Sintra, o primeiro hospital público com administração privada.
2005 - A Comissão Ministerial de Reflexão Política do governo israelita aprova a libertação de 900 prisioneiros palestinianos e a retirada do exército da cidade cisjordana de Jericó.
- Morre, aos 100 anos, Ernst Walter Mayr, biólogo e investigador norte-americano nascido na Alemanha, dito "o Darwin do Século XX".
2006 - Manifestações no Reino Unido, Gaza, Jordânia, Irão, Turquia, Indonésia, Síria e Marrocos em protesto pela publicação de caricaturas do profeta Maomé, num semanário dinamarquês, no final de 2005.
- O Ministério da Saúde autoriza os hospitais a comprarem a substância mifepristone, que compõe a chamada pílula abortiva, que não é comercializada em Portugal, para ser usada na interrupção médica da gravidez nas instituições.
- Morre, com 88 anos, José Vitoriano, antigo dirigente do PCP e vice-presidente da Assembleia da República.
2007 - Grupo de 46 países, incluindo Portugal, propõe a criação de uma organização das Nações Unidas (ONU) para o meio ambiente, na conferência internacional de Paris, França, como forma de impulsionar uma política mundial contra as alterações climáticas do planeta. Defende a transformação do actual Programa da ONU para o Meio Ambiente numa agência similar à Organização Mundial da Saúde (OMS), com o objectivo de ser uma "voz forte e reconhecida em todo o mundo" e que consiga "avaliar os danos ecológicos e compreender como enfrentá-los".
- A etíope Meseret Defar bate o recorde mundial dos 3.000 metros em atletismo em pista coberta, em Estugarda, Alemanha.
2008 - É desmantelada uma célula terrorista paquistanesa em Barcelona, Espanha, onde deveria realizar um ataque no metropolitano, o qual constituiria o batismo do líder islamita radical Amir Baitulá Mehsud. Portugal seria um dos alvos europeus da referida célula.
- O "Fado da saudade", de Carlos do Carmo e Fernando Pinto do Amaral, vence o prémio Goya para Melhor Canção Original na 22.ª edição dos Prémios Goya, no Palácio dos Congressos, em Madrid.
2009 - Morre, com 90 anos, António dos Reis Rodrigues, bispo auxiliar emérito do Patriarcado de Lisboa e bispo titular de Madarsuma.
2011 - Morre, aos 58 anos, a atriz francesa Maria Schneider, protagonista, ao lado de Marlon Brando (1924-2004), de "Último Tango em Paris" (1972).
- Morre, aos 87 anos, António Borges Coutinho, advogado, último governador civil do Distrito de Ponta Delgada, nomeado na sequência do 25 de abril de 1974.
2013 - Morre, com 79 anos, José Manuel Prostes da Fonseca, antigo secretário de Estado da Administração Escolar nos três primeiros governos provisórios após o 25 de Abril de 1974.
2014 - Morre, com 90 anos, Louise Brough, antiga tenista norte-americana, vencedora do torneio de Wimbledon por quatro vezes.
2016 - Morre, aos 74 anos, o músico norte-americano Maurice White, fundador do grupo Earth, Wind & Fire.
2017 - O presidente do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA) e chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, anuncia que não será recandidato ao cargo nas eleições gerais deste ano, deixando o poder em Angola ao fim de 38 anos. Avança João Lourenço no seu lugar.
- Moçambique entra oficialmente em incumprimento financeiro, depois de terminar o período de tolerância para o pagamento de 60 milhões de dólares referentes à prestação de janeiro da emissão de dívida pública feita em abril.
- Morre, aos 79 anos, Amândio de Carvalho, antigo vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol, e dirigente na Associação de Futebol de Setúbal.
2018 - Morre, aos 85 anos, o ator e realizador brasileiro Oswaldo Loureiro.
2019 - Morre, aos 79 anos, o ator Octávio Matos. Fez teleteatro e contracenou com Nicolau Breyner e Camilo de Oliveira em séries como "Eu Show Nico", "Nico d'Obra" ou "Nós os Ricos".
2020 - A deputada Joacine Katar Moreira passa a exercer o mandato como deputada não inscrita, deixa de representar o Livre, partido pelo qual foi eleita e que lhe retirou a confiança política.
- Morre, aos 90 anos, George Steiner, pensador, crítico, ensaísta e escritor norte-americano nascido em França, professor nas universidades de Princeton, Cambridge, Genebra, Oxford e Harvard.
2021 - Morre, aos 99 anos, a atriz Maria da Glória Pereira Silva, de nome artístico Adelaide João. Passou pela Companhia do Teatro Estúdio de Lisboa, Teatro Experimental de Cascais, Teatro Maria Matos, Casa da Comédia, Empresa Vasco Morgado ou O Bando.
2022 - Morre, com 79 anos, Lauro António, crítico de cinema, programador, ensaísta e realizador, autor do livro "Cinema e Censura em Portugal". Em 2018, recebeu o Prémio Carreira do Fantasporto, foi distinguido pela Academia Portuguesa de Cinema com um prémio Sophia de carreira e condecorado pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, com o grau de comendador da Ordem do Infante D. Henrique.
- Morre, com 92 anos, Christos Sartzetakis, antigo Presidente da Grécia de 1985 a 1990. A sua função de juiz sob a ditadura dos coronéis foi imortalizada por Costa Gravas no filme "Z".
2023 - Na 24.ª cimeira União Europeia-Ucrânia, a UE aprova novas ajudas à Ucrânia e reforça medidas para a integração do país, mas não antecipa o processo de adesão para 2026, como pretende o Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky.
- O ciclista português Ruben Guerreiro (Movistar) conquista a Volta à Arábia Saudita.
- Morre, aos 88 anos, Francisco Rabaneda y Cuervo, mais conhecido por Paco Rabanne, estilista espanhol que ganhou nome com as suas criações visionárias e futuristas.
2024 - A vice-presidente do Sinn Fein na Irlanda do Norte, Michelle O'Neill, de 47 anos, torna-se a primeira líder republicana do governo local, favorável à unificação da Irlanda.
Morre, aos 77 anos, Aston Barrett, músico jamaicano, baixista dos Wailers de Bob Marley.
PENSAMENTO DO DIA:
Que pensar de tudo isto? Em primeiro lugar, que a vida está má para os pobres. Depois que vivemos todos muito ocupados, nisto ou naquilo, inclusive na falta de ocupação João César Monteiro (1939-2003), cineasta português.