DNOTICIAS.PT
Madeira

Fase experimental da EMIR na Madeira teve início há 26 anos

Neste ‘Canal Memória’ rumamos até 28 de Fevereiro de 1999

None

Um investimento na ordem dos 40 mil contos. Foi o custo da fase experimental da Equipa Médica de Intervenção Rápida (EMIR), um serviço do Serviço Regional de Protecção Civil, que se estreou no mês de Março de 1999.

A notícia publicada a 28 de dava conta de que se tratava apenas de uma fase experimental, mas a verdade é que até hoje continua o serviço a continuar. “Trata-se de dar ao sistema actual de emergência aquilo que os bombeiros não podem fazer, que é a intervenção-diagnóstico terapêutica”, indicava Carlos Alberto Pereira, à época um dos médicos responsáveis pelo novo serviço.

Uma das novidades da EMIR era o facto de trabalhar 24 horas por dia e, numa fase posterior, intervir em toda a ilha. Os médicos e enfermeiros que prestam serviço na EMIR necessitam de formação específica e contam com vários anos de experiência na respectiva área.

A cooperação com as corporações de bombeiros revela-se crucial para o sucesso deste investimento.  

Actualmente, a EMIR é um serviço bastante consolidado na Região. Recentemente, chegou também ao Porto Santo, por forma a melhor socorrer a população.