O avião branco dos Estados Unidos que esteve na Madeira não pode ser militar?
Ao princípio da noite de domingo, o DIÁRIO publicou na plataforma on-line, em dnoticias.pt, um pequeno texto a dar conta da passagem pelo aeroporto da Madeira de uma pequena aeronave, bimotor, de cor branca, que pertence às Forças Armadas dos Estados Unidos da América.
Aeronave militar dos EUA aterra no Aeroporto da Madeira
Canal do YouTube Madeira Aviation Spotting captou o momento
O texto suscitou seis dezenas de comentários na conta de Facebook do DIÁRIO. Muitos foram de conteúdo humorístico, sarcástico, mas houve alguns mais sérios que tentaram identificar possíveis razões da vinda à Região daquela aeronave. Entre todos eles, um leitor sugeria que a Beechcraft C-12 Huron não poderia ser um avião militar e fundamentava a opinião no facto de a aeronave ser de cor branca.
É ou não o branco uma cor comum em aviões militares?
Para tentarmos esclarecer a questão, vamo-nos socorrer de informação institucional (texto e fotos), nomeadamente obtida nos sítios oficiais na Internet das forças armadas dos Estados Unidos, do Reino Unido, do Brasil, de Israel e de Portugal.
Uma das conclusões a retirar da análise às imagens disponibilizadas nos vários ‘sites’ é que há múltiplas cores em aeronaves (aviões, drones e helicópteros) das forças armadas (não só das referidas). As cores variam consoante o local onde mais provavelmente vão actuar e de acordo com as missões a que estão destinados.
A cor cinza / azul-cinza claro são mais comuns em caças, bombardeiros e em aviões de transporte, nomeadamente, dos Estados Unidos, tanto da Força Aérea como da Marinha. Estas cores são usadas para reduzir a visibilidade contra o céu e dificultar a detecção visual.
O verde e o castanho é mais usado em aeronaves de apoio terrestre e helicópteros usados predominantemente em florestas, selvas, nomeadamente em missões de baixa altitude.
Cinza-escuro ou preto costumam ser usadas em aviões de operações nocturnas ou furtivas. O B-2 Spirit (bombardeiro furtivo) é um bom exemplo.
Areia / castanho-claro são cores de deserto muito usadas em zonas desérticas, como no Médio Oriente.
Branco é usado principalmente em aviões de transporte VIP e individualidades (exemplo: Air Force One dos Estados Unidos tem branco na fuselagem ou o Falcon ada Força Aérea Portuguesa); em aeronaves de vigilância e reconhecimento; em aeronaves de treino e transporte geral, incluindo algumas variantes do C-12 Huron, como o que deu origem a este fact check; e em aviões de patrulha marítima e das guardas costeiras, onde o branco melhora a visibilidade contra o mar.
As cores são usadas para camuflagem, com o objectivo de evitar detecção visual pelo inimigo; redução de assinatura térmica para minimizar a detecção por sensores infravermelhos; para identificação e segurança - aviões de transporte VIP e patrulha marítima frequentemente têm cores mais visíveis para evitar incidentes aéreos; e também para adequação a tratados e missões especiais - algumas aeronaves operam sob missões de reconhecimento internacional e devem ser altamente visíveis.
Vejamos, agora, um caso concreto que nos chega do Brasil e que consta do sítio oficial da Força Aérea daquela País.
A foto foi publicada em Maio de 2022 e mostra caças F-5EM da FAB sobre Porto Alegre. “Ao todo, são nove caças do Esquadrão Pampa, sediado em Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre (…). Chama a atenção a camuflagem dos aviões na foto, sendo necessário dar zoom e prestar atenção para achar todos os caças. As cores verde-escuro e cinza misturam-se com o fundo, composto pela vegetação e os prédios da grande Porto Alegre.”
A explicação da FAB resume a política da escolha de cores para as aeronaves militares.
“O objetivo das pinturas é este mesmo, dificultar a visualização das aeronaves, seja por cima, por baixo ou pelo lado, o que em um combate à moda antiga é um factor decisivo. Porém, no combate contemporâneo, envolvendo mísseis além do alcance visual, disparados dezenas de quilómetros de distância do alvo, a furtividade ao radar é fundamental. Em casos de combate aproximado, uma boa camuflagem ainda hoje pode significar a sobrevivência da aeronave e seu piloto.”
O Beechcraft C-12 Huron com registo de cauda 00488 é de facto um avião militar dos Estados Unidos da América. Começou ao serviço da Força Aérea daquele País e actualmente está ao serviço do Exército, o que é verificável através de fotografias antigas e recentes. Inclusivamente a informação disponibilizada no flightradar24, que inclui a passagem pelo Funchal, refere-se ao avião como sendo do exército – 'United States - Army Priority Air Transpor't.
Como se pode constatar, é falso que um avião branco não possa ser das forças armadas, como, de resto, no caso em apreço, o do Beechcraft C-12 Huron, que passou pela Madeira, o é. Assim, avaliámos a afirmação do leitor com falsa.