IL considera fundamental investir mais na prevenção de doenças
Por forma a promover a prática desportiva, a Iniciativa Liberal organizou, hoje, um torneio de padel que contou com 70 participantes. Esta foi uma das formas encontradas pelo partido para mostrar que pretende um maior investimento na prevenção e não na cultura da doença e respectivo tratamento.
A promoção de hábitos saudáveis e a maior literacia em saúde minimizam as enfermidades e os custos e consequências decorrentes das mesmas. "A nível europeu, o investimento em prevenção de doenças, promoção da saúde e saúde pública representa, apenas, cerca de 3% do orçamento total dos sistemas de saúde", indica a IL.
A candidatura encabeçada por Gonçalo Maia Camelo defende a atribuição de incentivos às empresas que invistam na saúde dos respectivos trabalhadores, nomeadamente que facultem aos mesmos seguros de saúde, o acesso à prestação de serviços de saúde e a prática desportiva.
Além disso, a IL quer promover a concorrência na realização de acções e na prestação de serviços de promoção da saúde (exercício físico, nutrição, rastreios), garantindo a intervenção dos privados e liberdade de escolha dos cidadãos.