"Temos de inverter o caminho", apela Viriato Soromenho-Marques
Qualquer pessoa consegue perceber que estamos numa encruzilhada, Há uma estrada por onde estamos a ir apressadamente e temos de inverter o caminho. Mas como?
Foi deste modo que Viriato Soromenho-Marques, da Universidade de Lisboa, introduziu o debate 'Merecer o Futuro I’, que decorre esta manhã no Centro Cultural e de Investigação do Funchal, no âmbito da ‘Funchal Climate Week'.
Para o professor catedrático na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, o "mais inquietante" é que "perante esta complexidade, a resposta que teria de ser uma resposta global, de todos os humanos olhando para a sua fragilidade, tentando superar as suas divergências em torno de uma ameaça comum", a realidade "temos, de facto, um caminho de fragmentação, de guerra, de violência".
"Estamos, efectivamente, no mau caminho", vincou o orador na sua interveção.
Nesta primeira sessão são também oradores António Costa Silva, do Instituto Superior Técnico, e Luísa Schmidt, do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.
"Não estamos a conseguir reduzir as emissões de CO2", avisa António Costa Silva
Governação Trump vem agravar desafios no que toca ao clima, aponta orador da António Costa Silva
O evento prossegue na parte da tarde, pelas 15 horas, com a conferência ‘Merecer o Futuro II’, que contará novamente com moderação de Viriato Soromenho-Marques, acompanhado desta vez por Filipe Duarte Santos e José Manuel Lima Santos. O painel analisará as mudanças verificadas desde 2008, reflectindo sobre a evolução global e local, novos desafios e estratégias para adaptação e mitigação dos impactos ambientais. A abordagem integrará perspectivas multidisciplinares e procurará apontar soluções práticas para garantir um futuro sustentável.
O encerramento da ‘Funchal Climate Week’ está marcada para as 17 horas e contará com a presença da presidente da Câmara Municipal do Funchal, Cristina Pedra, do presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque e do secretário de Estado do Ambiente, Emídio Sousa.
O Município do Funchal realiza, entre os dias 17 a 21 de Fevereiro, a ‘Funchal Climate Week’, uma semana que coloca em destaque a temática das alterações climáticas, reunindo figuras de referência em Portugal nesta área.
De referir que, no primeiro dia do evento, foi apresentado o Plano de Ação Climática do Funchal, sendo este o primeiro município da Região Autónoma da Madeira a ter um plano desta natureza.