Saiba quais são os ingredientes a evitar na maquilhagem para crianças
As pinturas faciais são um dos grandes atrativos do Carnaval, com miúdos e graúdos a escolherem essa técnica para se mascarar. No entanto, nem todos os produtos disponíveis no mercado são indicados para peles mais sensíveis, podendo provocar alergias e irritações na pele.
A recomendação é que não se comprem produtos sem a respectiva listagem de ingredientes. A Deco Proteste deixa a indicação de que as melhores tintas são aquelas à base de água, uma vez que se revelam “menos propensas a reações adversas e aplicam-se facilmente, com um pincel apropriado ou uma esponja molhada”. Podem ser encontrados tanto em lojas de brinquedos ou de bijuteria e em supermercados.
Em caso de aplicar a tinta e a pele apresentar reação, como vermelhidão ou borbulhas, deve retirar de imediato, lavando bem com água. Caso persistam os sintomas, deve ser consultado um médico.
Quanto às purpurinas, existe sempre o risco de serem inaladas. Por outro lado, são consideradas muito poluentes.
A alegação "hipoalergénico" pode ser usada nos casos em que o cosmético foi formulado de modo a reduzir o seu potencial alergénico. Contudo, todos os ingredientes presentes nos produtos são passíveis de causar alergias, dependendo da sensibilidade da pele.
Já a expressão "dermatologicamente testado" apenas significa que foi testado em humanos.
Não se esqueça de respeitar os prazos de validade e de não usar produtos com cheiro a ranço. Os acessórios para aplicar a maquilhagem devem ser limpos e, depois de lavados, devem deixar secar na totalidade.
Ingredientes a evitar:
- Fragrâncias alergénicas.
- Propyl e butylparaben (parabenos usados como conservantes).
- Ethylhexyl methoxycinnamate (conhecido como OMC, suspeito de interferir com a fertilidade).
- Benzophenone-1 e Benzophenone-3.
- Homosalate.
Precursores de formaldeído (dmdm hydantoin, imidazolidinyl e diazolidinyl urea).
BHA.
- Triclosan.
- Sodium Lauryl Sulfato – SLS (apenas em produtos que ficam na pele).
- Octocrylene