Sugestão Mobilidade Descarbonização

Ponto 1

Criar 2 linhas férreas na faixa sul da Av. do Mar, desde a zona da Almirante Reis até à zona onde querem fazer a sala de concertos vip.

1 via circulava no sentido oeste–leste e outra no sentido contrário; poderia ser 2, 3 ou 4 carruagens, e circulavam mais ou menos conforme as horas de ponta ou não.

Poderia ser também para os turistas dos navios.

Quando as carruagens chegassem ao término, faziam a viagem no sentido contrário, e poderia haver paragens no trajecto de 100 em 100 metros.

A faixa norte ficava para viaturas de emergência: ambulâncias, bombeiros, polícia, etc., viaturas de carga e descarga de mercadorias, bicicletas e trotinetas eléctricas.

Ponto 2

Criar na zona da Sala de Concertos uma Central de Transportes Públicos — zona Oeste, Câmara de Lobos, Curral das Freiras, São Martinho.

Ponto 3

Criar 2 linhas férreas entre o ponto EEM e o antigo Bairro da Ribeira João Gomes.

1 subida e 1 descida (alternando o sentido de circulação).

Poderia ser na via do lado oeste da Ribeira João Gomes.

Criar zona Central de Transportes Públicos (Santa Maria Maior, São Gonçalo, Camacha, Caniço, Santa Cruz, Machico).

Criar estacionamento para viaturas particulares nesta zona.

Ponto 4

Criar 2 linhas férreas entre o ponto EEM e o Parque de Santa Luzia, 1 subida e 1 descida alternando o sentido.

Poderia ser no lado nascente da Ribeira de Santa Luzia.

Criar zona Central de Transportes Públicos (Imaculado Coração de Maria, Monte, São Roque) e estacionamento para viaturas particulares.

Ponto 5

Criar 2 linhas férreas entre a Rotunda do Infante até à Praia Formosa, talvez na zona onde está a ILMA, e Central de Transportes Públicos.

Zona Oeste: Câmara de Lobos, Ribeira Brava. Criar estacionamento para viaturas particulares.

Ponto 6

Criar zona de Transportes Públicos em Santa Cruz ou Machico, para estas zonas: Santo da Serra, Caniçal, Porto da Cruz, Faial, Santana, São Jorge, Arco de São Jorge.

Criar estacionamento para viaturas particulares.

Ponto 7

Criar zona de Transportes Públicos na Ribeira Brava para servir São Vicente, Ponta Delgada, Boaventura, Porto Moniz, Seixal, Ponta do Pargo, Calheta, Ponta do Sol.

Obs.: Ponham a IA a fazer este estudo.

Em todas as horas de viagens nos transportes públicos, nos pontos de partida e de chegada e vice-versa.

Por exemplo: autocarros de 60 lugares; quantidade de passageiros vão entrando e saindo, e ir vendo a quantidade de lugares que vão ficando livres.

Vão ver que haverá muitas horas em que não vai justificar circular autocarros de 60 lugares em horas que um de 20 dava e sobrava.

A ideia é receber as pessoas na central n.º 7 e dirigi-las para a central n.º 7, ou em alternativa a n.º 2, e da n.º 6 para a n.º 3.

Tudo o que fosse linha férrea tinha de ser gratuito e o restante pago.

A certas horas (de ponta) deveria ser paga portagem para levar viaturas para a zona central da cidade.

Obs.: É simplesmente uma ideia da qual se pode aproveitar alguma coisa, para quem tenha uma visão mais para a frente e não só para o presente.

M. Abreu