Rússia acredita na vitória sobre a Ucrânia, disse Putin na mensagem de Ano Novo
O Presidente russo, Vladimir Putin, afirmou hoje, durante o seu discurso de Ano Novo, que a Rússia acredita na vitória na guerra contra a Ucrânia, quase quatro anos após o início da invasão da russa deste país.
"Parabenizo todos os nossos combatentes e comandantes pela aproximação do Ano Novo. Acreditamos em vocês e na nossa vitória", disse Putin, num discurso transmitido pela televisão alguns minutos antes da península oriental russa de Kamchatka entrar em 2026.
Citado pela agência AFP, O Presidente russo apelou ainda aos seus concidadãos para que apoiem os "heróis" que lutam na frente de batalha.
O conflito na Ucrânia, desencadeado por Moscovo em fevereiro de 2022, é o mais mortífero na Europa desde a Segunda Guerra Mundial, com dezenas ou mesmo centenas de milhares de mortos.
Hoje é o 26º aniversário da chegada ao poder do Presidente russo, após a demissão de Boris Yeltsin em 31 de dezembro de 1999.
Os votos de Ano Novo, uma tradição iniciada pelo líder soviético Leonid Brezhnev, são transmitidos pela televisão pública antes da meia-noite em cada um dos 11 fusos horários do país e vistos por milhões de pesso