Já cheira a ‘Festa’
Tome nota da agenda para esta terça-feira, 23 de Dezembro
Funchal acolhe, hoje, uma das tradições mais emblemáticas da quadra natalícia na Madeira
A Noite do Mercado do Funchal marca a agenda desta terça-feira, 23 de Dezembro, com várias iniciativas a decorrer ao longo do dia e a culminarem à noite no centro da cidade.
Durante a manhã, realiza-se a habitual venda de frutas e legumes que antecede o evento, reforçando a dinâmica comercial associada a uma das tradições mais emblemáticas da quadra natalícia na Madeira.
A partir das 19 horas, o Funchal volta a encher-se de animação com a Noite do Mercado, integrada no programa Natal CMF, que atrai milhares de visitantes às ruas da cidade para uma noite de convívio, música e gastronomia típica.
Pela primeira vez, o evento contará com uma plataforma digital interactiva, que disponibiliza informação em tempo real sobre localização de barracas, ocupação de parques, condicionamentos de trânsito e outras informações úteis para residentes e visitantes, facilitando a mobilidade e o acesso ao evento.
Noite do Mercado do Funchal conta com plataforma interactiva
A festa da noite de 23 de Dezembro faz-se com 42 barracas e 153 operacionais de segurança
A abertura oficial da Noite do Mercado acontece na Rua Dr. Fernão de Ornelas, onde estarão instaladas 20 barracas de comes e bebes. Na Rua D. Carlos I e na Rua da Casa da Luz estarão 15 barracas e na Avenida do Mar e das Comunidades Madeirenses serão sete.
A animação musical vai ocorrer nas diversas ruas adjacentes ao Mercado dos Lavradores entre as 19 e as 23 horas, com a participação de seis grupos de música tradicional.
Os típicos cantares de Natal, que acontecem sempre na Praça do Peixe do Mercado, ficarão a cargo da Confraria dos Cantares a partir das 23 horas e até à meia-noite.
A animação musical prossegue até às 4 horas da madrugada, a cargo do DJ Sil.
A Noite do Mercado será igualmente celebrada no Mercado da Penteada, onde haverá animação musical entre as 17 e as 19 horas, com a actuação do Grupo de Folclore e Etnográfico da Boa Nova.
Saiba que outras iniciativas estão agendadas para hoje na Madeira:
Às 07h30, realiza-se a Missa do Parto, presidida por D. Nuno Brás, na Sé Catedral do Funchal.
No plano institucional, pelas 11h00, o presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, acompanhado pelos restantes membros do Executivo, apresenta cumprimentos de Natal ao representante da República para a Região Autónoma da Madeira, no Palácio de São Lourenço.
Antes, pelas 10h15, Ireneu Cabral Barreto recebe os cumprimentos de Boas Festas do comandante da Zona Militar da Madeira, brigadeiro-general José Carlos Loureiro.
Durante a manhã, decorre ainda a reunião do Conselho de Governo, na Quinta Vigia.
Na parte da tarde, é a vez do representante da República ir apresentar cumprimentos ao Bispo do Funchal, no Paço Episcopal, às 15h30.
Refira-se que, ao longo do dia, decorre ainda uma acção promocional do DIÁRIO, que oferece uma caixa de broas de mel da Fábrica de Santo António na compra de um exemplar do jornal, disponível nas nossas lojas.
EFEMÉRIDES
Principais acontecimentos registados no dia 23 de Dezembro:
1861 - Unificação da Moldávia e Valáquia, na Roménia.
1874 - Nasce o jornalista, escritor e empresário teatral Luís Galhardo, fundador do Parque Mayer, em Lisboa.
1913 - É criado o Sistema da Reserva Federal (Fed) dos Estados Unidos da América.
1938 - Guerra Civil de Espanha. O general Francisco Franco lança a ofensiva da Catalunha.
1954 - É constituída a Siderurgia Nacional, SARL.
1972 - Morrem mais de dez mil pessoas no sismo que abalou a capital da Nicarágua.
1974 - Guerra do Vietname. Ascende a seis mil o número de baixas sul-vietnamitas depois de 18 dias de ofensivas Vietcong.
1975 - Morre, aos 48 anos, Richard Skeffington Welch, chefe da CIA - Central Intelligence Agency norte - americana em Atenas, Grécia.
1976 - Escritura pública da associação política de extrema-direita MIRN, Movimento Independente para a Reconstrução Nacional.
1984 - Nove ativistas do sindicato polaco Solidariedade começam uma greve de fome, em Gdansk, na Polónia.
1986 - O avião experimental norte-americano Voyager é a primeira aeronave a efetuar uma volta ao mundo sem escalas e sem reabastecimento.
- O líder do Partido Comunista Afegão, Najibullah, assume a Presidência do país.
1987 - Harsha Abeywardene presidente do Partido de União Nacional do Sri Lanka, no poder, é morto a tiro.
1989 - São libertados os presos políticos na Roménia. Nicolae Ceausescu e a mulher, Elena, são capturados.
1994 - O espanhol Mário Conde, empresário e ex-presidente do Banesto, é detido sob a acusação de gestão fraudulenta.
1995 - O ex-comunista Aleksander Kwasniewski assume, em Varsóvia, a Presidência da Polónia.
1996 - O Papa João Paulo II pede ao Embaixador indonésio, Irawan Abidin, junto da Santa Sé uma solução justa e pacífica para Timor-Leste.
-- Morre, aos 66 anos, a cantora Júlia Barroso, rainha da rádio nos anos de 1950.
1999 - Morre, com 88 anos, o artista plástico Paulo Ferreira, nome do modernismo português.
2001 - O Parlamento egípcio aprova uma nova lei que proíbe a flagelação como medida de punição dos prisioneiros.
2002 - Victor Emmanuel príncipe de Sabóia, herdeiro do trono de Itália, regressa ao país, depois de 56 anos de um exílio motivado pela colaboração do rei Victor Emmmanuel III (1869-1946) com o regime fascista de Benito Mussolini (1883-1945).
2003 - O conselho de ministros aprova um decreto-lei que transforma o Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa, em sociedade anónima de capitais públicos.
2004 - É concretizada a integração dos Fundos de Pensões da Caixa Geral de Depósitos, Ana, Nav e INCM na Caixa Geral de Aposentações. Demitem-se o presidente e o vice-presidente da CGD.
2006 - O Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU) aprova a resolução 1737, que prevê a imposição de sanções financeiras e tecnológicas ao Irão se Teerão se recusar a suspender as atividades de enriquecimento de urânio no prazo de 60 dias. Teerão considera a resolução ilegal e diz que prosseguirá o seu programa nuclear e balístico.
- O Presidente palestiniano, Mahmud Abbas, e o primeiro-ministro israelita, Ehud Olmert, reunidos em Jerusalém, chegam a acordo para relançar o processo de paz. Olmert promete transferir 100 milhões de euros de fundos congelados para a Autoridade Palestiniana.
2007 - Morre, aos 94 anos, o antigo presidente do Benfica Ferreira Queimado.
- Morre, aos 83 anos, o cardeal brasileiro Aloísio Lorscheider, um mais influentes da América Latina. Foi por duas vezes presidente da Conferência Nacional dos Bispos Brasileiros, que dirigiu entre 1971 e 1978 e presidiu igualmente, em 1976, à Conferência Episcopal da América Latina.
- Morre, com 82 anos, o pianista e compositor de jazz canadiano Oscar Peterson. Em 1997 ganha um Grammy pelo conjunto da sua obra e é premiado pela International Jazz Hall of Fame.
- Morre, com 92 anos, o coreógrafo norte-americano Michael Kidd, realizou a coreografia de "Sete noivas para sete irmãos", de 1954. Galardoado com um Óscar em 1997 pela sua carreira e com cinco Tony Awards o mais importante prémio para o teatro nos Estados Unidos.
2008 - Tentativa de golpe de Estado na Guiné-Conacri: o capitão Moussa Dadis do exército da Guiné-Conacri anuncia na rádio estatal a "dissolução do governo, das instituições republicanas e da Constituição" do país, horas após a morte do Presidente Lansana Conté, no poder há 24 anos.
2012 - Morre, aos 88 anos, o poeta e jornalista brasileiro Lêdo Ivo.
2013 - A Comissão de inquérito ao incidente com um voo da TAP em Bissau, Guiné-Bissau, conclui que o ministro do Interior do Governo de transição guineense, António Suka Intchama, "exigiu" o embarque dos 74 sírios com passaportes falsos para Portugal.
- Morre, com 68 anos, a fadista Natércia Maria. Em 1964, marcou a sua estreia em disco, com "Lisboa não sejas francesa", de José Galhardo e Raul Ferrão. Em 1997, a Casa da Imprensa atribuiu-lhe o prémio Carreira.
- Morre, aos 94 anos, o russo Mikhail Kalachnikov, inventor da espingarda automática AK-47.
2014 - O ex-motorista de José Sócrates, João Perna, em prisão preventiva desde novembro, passa a ficar em prisão domiciliária, após decisão do Tribunal Central de Instrução Criminal, (TCIC).
2015 - O Banif deixa de integrar o principal índice da bolsa portuguesa (PSI20), na sequência da alienação do banco no contexto da medida de resolução anunciada pelo Governo e pelo Banco de Portugal.
- A Assembleia da República aprova em votação final global o Orçamento Retificativo de 2015 apresentado devido à resolução do Banif, com os votos favoráveis do PS, a abstenção do PSD e os votos contra do BE, PCP, CDS-PP, PEV e PAN.
- O Governo aprova, em Conselho de Ministros, a subida do salário mínimo nacional para os 530 euros a partir de 01 janeiro de 2016.
2016 - O Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU) aprova uma resolução a exigir a Israel o fim "imediato" e "completo" da política de colonatos nos territórios palestinianos.
- O Conselho de Ministros aprova, por deliberação eletrónica e por unanimidade, o decreto que atualiza o salário mínimo para 557 euros em 2017.
- A Autoridade Nacional da Aviação Civil aprova a venda de 61% do capital da TAP ao consórcio privado Atlantic Gateway, de Humberto Pedrosa e David Neeleman, negócio concretizado pelo anterior governo e revertido pelo atual.
- Morre, com 87 anos, Luís de Azevedo Coutinho, engenheiro e deputado e antigo ministro da Defesa Nacional no primeiro Governo de Pinto Balsemão.
2018 - Os Estados Unidos assinam a ordem para a retirada das tropas norte-americanas na Síria, um processo que o Presidente norte-americano, Donald Trump, quer "lento e altamente coordenado" com a Turquia.
- Morre Ricardo Seabra Gomes, investigador e médico cardiologista, responsável pela primeira angioplastia coronária em Portugal. Foi coordenador nacional para as Doenças Cardiovasculares (2005-2008) e diretor do Departamento de Cardiologia do Hospital Santa Cruz (1984-2005). Entre 1973 e 1978, foi investigador no National Heart Hospital e Cardiothoracic Institute, em Londres, e presidiu à Sociedade Portuguesa de Cardiologia entre 2001 e 2003.
2019 - Morre, aos 79 anos, Ahmed Gaïd Salah, o vice-ministro da Defesa, chefe de Estado-Maior do Exército argelino, considerado um pilar do regime desde 1962.
2021 - Morre, com 87 anos, Joan Didion, escritora, jornalista e ensaísta norte-americana, autora de "O ano do pensamento mágico" (2005), prémio National Book Award dos Estados Unidos, de melhor obra de não-ficção. Em 2012, foi distinguida pelo então presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, por ter dedicado a vida "a olhar para as coisas que as outras pessoas se esforçam por não ver".
2024 - O Conselho Constitucional de Moçambique proclama Daniel Chapo, candidato apoiado pela Frelimo, como vencedor da eleição a Presidente da República, com 65,17% dos votos, sucedendo no cargo a Filipe Nyusi. A Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo) vence as eleições de 09 de outubro com maioria absoluta, garantindo 171 deputados, com o estreante Podemos a eleger 43, destronando a Renamo na liderança da oposição, segundo os resultados oficiais. Continuam os tumultos e protestos nas ruas de Maputo, convocados pelo candidato presidencial Venâncio Mondlane, e que já fizeram mais de 260 mortos.
- Morre, aos 71 anos, Victor Mano, antigo atleta do Benfica e do Santa Clara, recordista nacional dos 100 metros, ao ar livre e em pista coberta.
PENSAMENTO DO DIA
Pensar a sós – isso é de sábio; mas cantar sozinho – que estupidez! Friedrich Nietzsche (1844-1900), escritor, filósofo e compositor alemão
Este é o tricentésimo quinquagésimo oitavo dia do ano. Faltam oito dias para o termo de 2025.