Temperaturas abaixo de zero na montanha e vento acima dos 100 km/h no aeroporto
Depressão Emília mantém frio, vento forte e instabilidade na Madeira
A passagem da depressão Emília pelo arquipélago da Madeira continua a fazer-se sentir este sábado, com o vento a registar valores muito elevados, sobretudo nas regiões montanhosas, zona do aeroporto da Madeira e nas ilhas Selvagens.
Até às 9 horas, as rajadas mais fortes atingiram os 121 km/h na Selvagem Grande, 117 km/h no Pico Alto, 104 km/h em Santa Cruz/Aeroporto e 101 km/h nos Prazeres, confirmando o vento como o principal efeito negativo associado à depressão.
Na sexta-feira, os registos foram ainda mais extremos, com destaque para o Chão do Areeiro, onde o vento alcançou os 146,9 km/h. Também acima dos 100 km/h soprou o vento na Selvagem Grande (123,8 km/h), no Pico Alto (118,1 km/h), no Caniçal/Ponta de São Lourenço (110 km/h), em Santa Cruz/Aeroporto (103 km/h) e no Aeroporto do Porto Santo (100,4 km/h).
Além do vento, a depressão Emília provocou um acentuado arrefecimento da temperatura do ar. Sexta-feira foi, para já, o dia mais frio deste Outono/Inverno, com uma temperatura média de 15,8 ºC no Funchal/Observatório. A mínima extrema desceu aos -0,6 ºC no Pico do Areeiro, enquanto a mínima mais elevada foi registada no Porto Moniz, com 15,4 ºC.
Este sábado, até às 9 horas, voltou a registar-se temperatura negativa na serra, com -0,8 ºC no Pico do Areeiro, valor observado às 6h50. No Funchal/Observatório a mínima foi de 12,0 ºC e a mínima mais alta ocorreu no Porto Moniz, com 14,7 ºC. Durante a última madrugada, várias localidades desceram abaixo dos 10 ºC, nomeadamente Quinta Grande, Prazeres, Monte, Santo da Serra e Santana.
Os acumulados de precipitação continuam pouco significativos. Na sexta-feira, o valor mais elevado foi registado no Chão do Areeiro, com 31,3 mm, sem atingir limiares de aviso meteorológico. A tendência mantém-se este sábado, apesar de três estações terem registado valores próximos do aviso amarelo: Pico do Areeiro (9,9 mm/1h), Chão do Areeiro (9,2 mm/1h) e Funchal/Observatório (9,6 mm/1h).
Mais Casos
A carregar...
Não existe mais conteúdo
Carregar mais notícias
Erro ao carregar mais conteúdo