Proposta da Comissão Europeia é "desastrosa para as regiões ultraperiféricas e para as regiões menos desenvolvidas"
O presidente do Governo Regional da Madeira, que esteve em Bruxelas esta semana, classificou como "inaceitável" a proposta da Comissão Europeia para regiões como a Madeira, considerando-a "desastrosa para as regiões ultraperiféricas e para as regiões menos desenvolvidas".
Albuquerque explicou que existe "um quadro de negociação nas RUP" e que as regiões ultraperiféricas "têm suas especificidades próprias".
O governante destacou ter estado reunido com o vice-presidente da Comissão e que já existe "um entendimento sobre aquilo que são as especificidades muito próprias dos Açores e da Madeira". Está agendada uma nova reunião para o dia 18 com o objectivo de acertar pormenores, num contexto de "negociação permanente", como é característico do funcionamento da União Europeia.
As declarações de Albuquerque foram feitas à chegada ao auditório da Universidade da Madeira - Colégio dos Jesuítas, onde decorrem as 'Conferências da Autonomia’, com o tema ‘Modelo Financeiro’, com a presença de Carlos Tavares e Fernando Medina, tendo como moderador Paulo Fontes.