DNOTICIAS.PT
Madeira

23º Encontro da Rede Valorpneu debateu futuro da gestão de pneus usados na Madeira

None

O 23º Encontro da Rede Valorpneu decorreu na Madeira nos dias 10 e 11 de Novembro, reunindo stakeholders da rede Valorpneu e do Sistema Integrado de Gestão de Pneus Usados (SIGPU) para debater temas do setor e partilhar experiências e oportunidades futuras.

Segundo nota enviada, o primeiro dia foi dedicado ao convívio, com passeio de teleférico, visita ao jardim do Monte Palace, prova de vinhos Madeira na Blandy’s Wine Lodge e jantar com o 'Bailinho da Madeira'.

No segundo dia, a sessão de trabalhos começou com a intervenção de Helder Pedro, gerente da Valorpneu, e de Manuel Oliveira, Director Regional do Ambiente e Mar da Madeira, que apresentou a evolução da gestão de resíduos na região, destacando a redução do uso de aterros e o aproveitamento da borracha de pneus em asfaltos.

Enquanto nos anos 90 os resíduos na Madeira eram enterrados ou queimados a céu aberto, atualmente apenas 1% são colocados em aterro sanitário sem qualquer tipo de valorização, um valor muito residual Manuel Oliveira, Director Regional do Ambiente e Mar da Madeira

A Valorpneu apresentou ainda os desafios e perspectivas para 2025/26, incluindo inovação, investigação, digitalização e utilização de inteligência artificial para tornar o sistema mais colaborativo.

Climénia Silva, Directora Geral da Valorpneu, salientou a extensão da licença da entidade gestora para 10 anos, permitindo maior planeamento estratégico e metas mais ambiciosas.

Em 2025, a previsão é recolher 93 mil toneladas de pneus, com valorização energética de cerca de 12.360 toneladas, resultando na redução de 175 mil toneladas de emissões de gases com efeito de estufa e 5.200 TJ de energia evitada.

O programa NextLap Tech Hub foi destacado como iniciativa de inovação, promovendo soluções para pneus usados, incluindo a participação de empresas e universidades.

Amílcar Gonçalves, presidente do Conselho de Administração da ARM – Águas e Resíduos da Madeira, abordou a valorização de pneus usados na região, incluindo novas soluções como a reutilização em estruturas de contenção viária, e lançou o desafio de transporte directo de pneus do Porto Santo para o continente.

A mesa-redonda 'Circularidade e Responsabilidade: O Presente e o Futuro da Gestão de Pneus Usados' reuniu representantes de entidades públicas, operadores e associações, debatendo desafios e oportunidades da economia circular.

No final do encontro, foi entregue o Prémio de Desempenho do Centro da Rede de Recolha à empresa Ribeiro & Filhos.