Pilotos de rali são penalizados se não cumprirem o Código de Estrada nos troços de ligação?
Durante o último fim-de-semana, um vídeo de um carro de rali a circular junto ao Aeroporto Internacional da Madeira provocou muitas reacções. O piloto realizou uma manobra, no mínimo arriscada, passando entre dois automóveis ‘normais’ e, depois, conduzindo um ziguezagues, provavelmente para aquecer os pneus. Não foi possível saber se as imagens diziam respeito a circulação num troço de ligação do rali ou num percurso de reconhecimento, mas o certo é que os condutores das outras viaturas não ganharam para o susto, ao ponto de um deles ter parado.
O vídeo circulou nas redes sociais e nos meios de comunicação, mas não identifica ao piloto que estaria a participar no Rali Vinho Madeira. No entanto, foram muitos os comentários, tanto de pessoas que criticavam a manobra e defendiam uma penalização piloto, como de outros que afirmavam que o piloto estava a cumprir a velocidade recomendada e que estaria apenas a aquecer os pneus.
A dúvida que se colocou a muitos leitores do DIÁRIO teve a ver com a possível penalização de uma equipa de rali que, fora das provas especiais de classificação (PEC), não cumpra as regras do Código de Estrada.