DNOTICIAS.PT
Madeira

Oferta de arrendamento na Madeira aumentou 50% num ano

No Funchal, o 'stock' do parque habitacional colocado para arrendar cresceu 55%

Foto Arquivo/Helder Santos/Aspress
Foto Arquivo/Helder Santos/Aspress

O 'stock' do parque habitacional na Madeira aumentou 50% em apenas um ano, bem abaixo do ocorrido no mercado do arrendamento português para casas disponíveis para arrendar no 1.º trimestre de 2024, que "subiu 81%, face ao que estava disponível no mesmo período de 2023, segundo uma análise de dados do idealista, o principal Marketplace imobiliário do sul da Europa", informa esta manhã.

Segundo Ruben Marques, porta-voz do idealista, "algumas iniciativas implementadas pelo anterior Governo no setor da habitação parecem estar a impactar o mercado de arrendamento em Portugal, com um aumento significativo na oferta de casas para arrendar. As restrições ao Alojamento Local, o fim do regime de Residentes Não Habituais (RNH) e a redução de impostos sobre as rendas podem também ter contribuído para um reforço da disponibilidade de imóveis no mercado. No entanto, os próximos meses serão decisivos para observar o comportamento do mercado de arrendamento, tendo em conta a evolução do contexto económico e político, nomeadamente a revogação de algumas medidas do Mais Habitação tal como anunciou recentemente o novo Governo", analisa.

Assim, "a oferta de habitação disponível para arrendar Portugal subiu em 19 capitais de distrito no último ano. A liderar a lista encontra-se Bragança (191%), Porto (129%), Leiria (128%), Lisboa (102%), Aveiro (99%), Braga (92%), Coimbra (84%) como as capitais de distrito onde 'stock' para arrendar casa mais aumentou, superando a média nacional. "Seguem-se Castelo Branco (73%), Faro (71%), Vila Real (67%), Beja (64%), Funchal (55%), Setúbal (55%), Guarda (29%), Évora (28%), Ponta Delgada (17%), Santarém (10%), Portalegre (8%) e Viseu (3%)", realça. "Por outro lado, em Viana do Castelo a oferta diminuiu 2%, sendo a única cidade analisada onde o 'stock' desceu".

Tal como referido a oferta de arrendamento aumentou em todo o país, aliás em todos os distritos/regiões autónomas. "Bragança liderou o aumento na oferta de casas para arrendar nos últimos doze meses, com um impressionante crescimento de 153%. Seguiram-se os distritos de Leiria (119%), Porto (103%), Lisboa (87%), Braga (83%), Aveiro (75%), Coimbra (72%), Faro (65%), Castelo Branco (64%), Santarém (52%), Guarda (50%), ilha da Madeira (50%) e Setúbal (50%)", sendo que "com aumentos inferiores a 50%, estão Évora (34%), Beja (33%), Portalegre (33%), Viana do Castelo (30%), Viseu (27%), Vila Real (19%) e Ilha de São Miguel (12%)", conclui.