DNOTICIAS.PT
Madeira

Adega de São Vicente terá nova linha de engarrafamento e rotulagem

None

O presidente do Instituto de Vinho, Bordado e Artesanato da Madeira (IVBAM), Tiago Freitas, em visita, esta sexta-feira, às instalações da adega de São Vicente disse que, com vista a melhorar as condições da adega, estão a ser projectadas intervenções estruturais que vão contribuir para aperfeiçoar os serviços prestados aos operadores económicos do vinho tranquilo produzido na Região Demarcada da Madeira, nomeadamente uma nova linha de engarrafamento e rotulagem, bem como, a substituição da prensa pneumática.

O IVBAM pretende, ainda, substituir os equipamentos motorizados do tapete de massas e do motor do tapete de lavagem de caixas, bem como a recuperação genérica do edifício.

Tiago Freitas explica que os vinhos dos utentes que são produzidos na Adega de São Vicente são elaborados e cuidados, cumprindo escrupulosamente todos os preceitos enológicos, com vista a se apresentarem no mercado com a máxima qualidade.

A Adega de São Vicente, emprega directamente seis colaboradores, "que se encontram ao serviço do IVBAM, prestando serviços de enologia, armazenamento e expedição dos vinhos tranquilos e espumantes", refere nota enviada.

"A produção de vinhos tranquilos tem sido fortemente apoiada pelo IVBAM, através da Adega de São Vicente (ASV), que presta serviços de vinificação para uma média de 10 produtores anuais, que representam entre 20 a 30 referências de vinhos no mercado", acrescenta.

O comunicado enviado, pela entidade, dá conta que perto de metade da produção de vinhos tranquilos da Madeira passa pela Adega de São Vicente.

O conselho directivo do Instituto de Vinho, Bordado e Artesanato da Madeira acompanhou hoje nas instalações da adega de São Vicente os trabalhos efectuados pelos colaboradores daquele espaço, nomeadamente a  limpezas de tanques, bem como as últimas filtragens de vinhos antes de se proceder ao respetivo engarrafamento.