DNOTICIAS.PT
Madeira

História da sede da PIDE no Funchal recordada hoje na Rua da Carreira

Conheça a agenda do Dia Mundial da Baleia, que é o 50.º dia de 2024

None

A Comissão para as Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril na Madeira promove esta tarde, pelas 18h30, uma visita às antigas instalações da PIDE na Rua da Carreira, n.º 155. A iniciativa será orientada pelo historiador e professor universitário Rui Carita.

Será uma oportunidade para recordar o papel da Polícia Internacional e de Defesa do Estado (PIDE), que a partir de 1969 passou a designar-se Direcção-Geral de Segurança (DGS). Tratava-se de um serviço de segurança do Estado Novo, incumbido de funções de repressão e de prevenção criminal. Tratava da instrução de processos respeitantes aos crimes de estrangeiros relacionados com a sua entrada ou com o regime legal da sua permanência em território nacional, às infracções relativas ao regime da passagem nas fronteiras, aos crimes de emigração clandestina e aliciamento ilícito de emigrantes e aos crimes contra a segurança exterior e interior do Estado.

Tinha também funções de polícia política, pelo que procedia à detenção e interrogatório dos opositores ao regime, muitas vezes com recurso a diversas formas de tortura e com recurso à violência.

Há poucos anos, Manuel Vieira, contabilista da Calheta, recordava nas páginas do DIÁRIO um episódio que se passou com um seu conterrâneo, que foi impedido de emigrar pela polícia do regime: “Sentado no muro da Estrada Regional 101, o José Gomes contou-me como uns senhores bem vestidos o levaram de bordo do navio ‘Funchal’ (que o deveria transportar a Lisboa) até à Rua da Carreira, às instalações da PIDE, onde lhe deram um ‘enxerto de porrada’. Depois de uma lição de patriotismo, deixaram-no passar a noite numa enxerga, para, no dia seguinte, o aconselharem a regressar a casa, com um último aviso: - Se contares o que te aconteceu, nós fazemos-te uma ‘visita’ para perceberes definitivamente que nunca podes esquecer os nossos conselhos. E José Gomes seguiu à risca os conselhos recebidos: esqueceu o 'salto' para a França".

Aquando da sua extinção, na sequência da Revolução dos Cravos, a PIDE/DGS era dirigida na Madeira pelo inspector Mário Anatólio Correia, que tinha sob a sua direcção cerca de uma dúzia de agentes, os quais foram enviados para Lisboa no final de Abril de 1974 sob escolta da PSP. Conforme descreve Felisberto Almeida, na projecto de investigação histórica ‘Aprender Madeira’, os agentes estiveram presos, após julgamento, por um período indeterminado e variável, no Estabelecimento Prisional de Alcoentre.

Após o 25 de Abril, o edifício da antiga PIDE serviu durante muitos anos para o Distrito de Recrutamento Militar (DRM).

OUTROS EVENTOS NA AGENDA DESTA SEGUNDA-FEIRA:

11h00 - Conferência dos Representantes dos Partidos na Assembleia Legislativa da Madeira 12h00 - Protocolos com as juntas de freguesia da Calheta.

16h30 - Candidatura da coligação ‘Madeira Primeiro' reúne-se com os responsáveis da Secção Regional da Madeira da Associação Nacional de Professores, na Rua Dr. Pita, 28, Edifício Encosta dos Barreiros

18h15 - Comissão Política do PSD/Madeira, na Rua dos Netos

PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS REGISTADOS NO DIA 19 DE FEVEREIRO:

1649 - Segunda Batalha dos Guararapes, Brasil. O exército holandês é derrotado pelas tropas de Francisco Barreto, em Pernambuco.

1743 - Nasce o compositor e violoncelista italiano Luigi Rodolfo Boccherini. Compôs a primeira música para um quinteto para cordas, bem como um quinteto para cordas e piano.

1766 - Abre o Real Colégio dos Nobres, em Lisboa, destinado ao ensino dos filhos da nobreza, cinco anos após ter sido criado por decreto, em março de 1761.

1810 - São assinados os Tratados de Comércio e Navegação e de Aliança e Amizade, entre Portugal e o Reino Unido.

1822 - Revolta da Baía contra o domínio português no Brasil. O levantamento é sufocado às ordens de D. Pedro.

1906 - O norte-americano William Kellog funda a primeira companhia comercial de flocos de cereais.

1942 - II Guerra Mundial. Bombardeiros japoneses atacam Darwin, Austrália.

1945 - II Guerra Mundial. Cerca de 30 mil fuzileiros norte-americanos desembarcam em Iwo Jima.

1947 - É lançada a primeira edição do romance "Debaixo do Vulcão", do escritor de origem inglesa Malcolm Lowry.

1951 - Morre, com 81 anos, o escritor francês André Gide, autor de "As Caves do Vaticano" e "Les Faux Monnayeurs". Prémio Nobel da Literatura em 1947.

1959 - É assinado o Acordo de Londres, no qual a Grécia, Turquia e o Reino Unido se comprometem a conceder a independência a Chipre.

1963 - Moscovo concorda com a retirada das tropas de Cuba. É o ponto final na crise dos mísseis, que opôs a administração norte-americana e soviética, no outono anterior.

1975 - Morre, aos 64 anos, o arquiteto Francisco Keil do Amaral, nome fundador da moderna Arquitetura Paisagística portuguesa, autor do parque de Monsanto, da rede do Metropolitano e dos aeroportos de Lisboa e Luanda.

1979 - O Governo islâmico do Irão corta relações diplomáticas com Israel.

1980 - Líderes religiosos de 22 países, incluindo a URSS e a Alemanha de Leste, condenam a intervenção militar soviética no Afeganistão.

1983 - Lançamento, pela Apple (Steve Jobs como presidente), do Lisa, o primeiro computador pessoal com interface gráfico e rato.

1986 - A União Soviética lança o primeiro módulo da estação espacial Mir, chamado de bloco base Mir ou módulo central, este primeiro elemento fornecia acomodações, suporte à vida, comando e controle e sistemas de comunicação.

A estação espacial soviética MIR entra em órbita.

1988 - É publicada a resolução do Conselho de Ministros n.º 6/88, que aprova o Plano de Modernização dos Caminhos de Ferro Portugueses (1988-1994).

1990 - Morre, com 84 anos, o cineasta britânico Michael Latham Powell, realizador de "O Ladrão de Bagdad", "A Vida do Coronel Blimp" e "Sapatos Vermelhos", com Emeric Pressburger.

1991 - Morre, aos 71 anos, o médico psiquiatra Eduardo Luís Cortesão.

1995 - Fernando Nogueira sucede a Aníbal Cavaco Silva na liderança do PSD, no XVII Congresso Nacional do partido, em Lisboa.

1997 - Morre, com 90 anos, Rómulo de Carvalho, professor, cientista, historiador, investigador e poeta, sob o pseudónimo de António Gedeão.

1999 - Morre, com 73 anos, Octávio Pato, membro do secretariado do Comité Central do PCP e candidato às eleições presidenciais de 1976.

2001 - Morre, aos 87 anos, o cineasta norte-americano Stanley Earl Kramer, realizador de "Serenata à Chuva".

- Morre, aos 87 anos, o cantor francês Charles Trenet.

2003 - A Comissão Europeia adota o projeto de reforma do Banco Central Europeu na perspetiva do alargamento da União Europeia.

2004 - O Tribunal da Relação de Lisboa ordena a libertação João Vale e Azevedo, por não ter sido ouvido no âmbito de uma diligência do caso Euroárea. O juiz titular do processo emite novo mandado de detenção.

2006 - Caricaturas de Maomé. A Dinamarca retira o seu embaixador em Islamabad, no Paquistão.

- Trasladação da Irmã Lúcia para a Basílica do Santuário de Fátima.

- Realiza-se, no Rio Tejo, em Lisboa, o primeiro funeral budista em Portugal.

2007 - É publicada em Diário da República a nova Lei das Finanças Regionais.

O presidente do Governo Regional da Madeira, Alberto João Jardim, demite-se em protesto pela nova Lei das Finanças Regionais. O pedido de demissão é aceite dia 21 e o decreto que demite o governo regional é publicado dia 22.

- Pelo menos 67 pessoas morrem e 60 ficam feridas num atentado contra o "comboio da amizade", que liga Nova Deli, Índia, a Lahore, no Paquistão.

- O poeta e tradutor Vasco Graça Moura é distinguido com o prémio de poesia Max Jacob, atribuído a uma obra estrangeira publicada em França, com o livro "Une lettre en hiver: Et autres poèmes" ("Uma Carta no Inverno").

- Morre, com 85 anos, Janet Blair, cantora e atriz norte-americana, estrela de comédias e filmes musicais na década de 40.

2008 - Os dois principais movimentos da oposição, o da ex-primeira-ministra Benazir Bhutto, assassinada a 27 de dezembro num atentado suicida, e a do seu rival nos anos 1990, Nawaz Sharif, são os mais votados nas eleições no Paquistão e decidem formar um governo de coligação.

- A força da NATO intervém no Kosovo pela primeira vez desde a declaração de independência, algumas horas antes da chegada a Pristina do Alto Representante da União Europeia para a Política Externa, Javier Solana.

- Fidel Castro renuncia à Presidência do Conselho de Estado de Cuba.

- Os deputados luxemburgueses adoptam uma proposta de lei que irá despenalizar a eutanásia no Luxemburgo, terceiro país da União Europeia a não sancionar esta prática.

- Morre, com 83 anos, o escritor libanês Souheil Idriss, considerado um dos maiores romancistas árabes contemporâneos. Fundador da prestigiada revista literária "Al Adab" ("Letras").

- Morre, aos 66 anos, a bailarina russa Natalia Bessmertnova, uma das estrelas do Teatro Bolshoi.

2012 - Morre, aos 94 anos, Francisco Igrejas Caeiro, ator, encenador e locutor da rádio, fundou o Teatro Maria Matos, em Lisboa, em 1969.

2014 - Os serviços de segurança ucranianos anunciam o lançamento de uma operação "antiterrorista" em todo o país, em resposta aos violentos confrontos registados e que fizeram pelo menos 26 mortos.

- Morre, com 86 anos, Simón Díaz, cantor e compositor popular venezuelano.

2015 - O Conselho de Ministros aprova a Estratégia Nacional de Combate ao Terrorismo, que tem como objetivos "detetar, prevenir, proteger, perseguir e responder" a este fenómeno, em "todas as suas manifestações".

2016 - O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, promulga as leis sobre a adoção por casais homossexuais e as alterações à lei da Interrupção Voluntária da Gravidez, diplomas vetados em janeiro mas depois reconfirmados pelos deputados.

- Morre, aos 89 anos, Nelle Harper Lee, escritora norte-americana vencedora do Prémio Pulitzer em 1961, com o livro "Não Matem a Cotovia".

- Morre, com 84 anos, Umberto Eco, escritor, filósofo e ensaísta italiano, autor de "O Nome da Rosa", que lhe valeu o Prémio Strega, em 1981.

2019 - Morre, aos 85 anos, Karl Otto Lagerfeld, designer de moda alemão e diretor criativo da casa francesa Chanel desde 1983.

2020 - Autoridades iranianas confirmam dois primeiros casos de covid-19 no Irão.

- Morre, aos 99 anos, Jean Daniel, jornalista francês, um dos fundadores da revista Le Nouvel Observateur.

- Morre, aos 78 anos, Jens Nygaard Knudsen, designer dinamarquês, criador das figuras Lego.

2021 - Morre, aos 93 anos, José Atalaya, maestro e compositor, primeiro diretor do Grupo Experimental de Ópera de Câmara, que fundou, com apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, antes do aparecimento da Companhia Portuguesa de Ópera do Teatro da Trindade, em 1966.

2022 - A Rússia lança exercícios militares "estratégicos" com mísseis balísticos e de cruzeiro, anuncia o Kremlin, em plena escalada de tensão com o Ocidente, que teme uma iminente invasão russa da Ucrânia.

- Morre, com 76 anos, Gary Brooker, musico inglês, vocalista e fundador dos Procol Harum, banda de rock britânica.

- Morre, aos 79 anos, Dan Graham, escritor, fotógrafo, arquiteto, escultor, e realizador norte-americano. Em 1964 fundou a Galeria John Daniels em Nova Iorque.

A República não era apenas uma forma de Governo, cujas virtudes se julgavam adequadas (...). Era uma paixão avassaladora, uma amante idolatrada e absorvente.  Francisco Keil do Amaral (1910-75), arquitecto português