DNOTICIAS.PT
Madeira

Fonogramas da tradição madeirense motivam tertúlia no Funchal

Conheça a agenda desta quarta-feira, 31 de Janeiro, Dia Mundial do Mágico

Rui Camacho tem desenvolvido vários trabalhos de investigação no âmbito da tradição cultural madeirense, com particular destaque na música tradicional. 
Rui Camacho tem desenvolvido vários trabalhos de investigação no âmbito da tradição cultural madeirense, com particular destaque na música tradicional. , Foto Arquivo/ASPRESS

A Biblioteca Municipal do Funchal (BMF) tem, hoje, mais uma sessão do seu Clube de Leitura, uma iniciativa que se insere na programação daquele espaço cultural, que, esta semana, terá como convidado o músico e investigador Rui Camacho, que irá abordar a temática dos fonogramas da tradição madeirense.

O encontro está agendado para as 18 horas desta quarta-feira, na sala de leitura da BMF (Edifício 2000), onde será passado em revista o “conjunto das edições discográficas que deram a conhecer, dentro de portas e além-fronteiras, a música tradicional madeirense”, conforme podemos ler na nota enviada à comunicação social pela organização.

Em foco vai estar o caderno n.º 7 da Associação Cultural e Musical Xarabanda - ‘Fonogramas da Tradição Musical Madeirense (inventário e sistematização)’ – da autoria do próprio Rui Camacho e de Jorge Torres, livro publicado em Outubro de 2022 e que nasceu da vontade de contribuir para a preservação da memória fonográfica madeirense.

A Biblioteca Municipal do Funchal lembra que, desde 1980 que Rui Camacho se tem dedicado à recolha directa de aspectos relacionados com a tradição regional, nomeadamente no campo da música tradicional, cujos estudos veio aprofundar a partir de 1990, ao dedicar-se aos estudos musicológicos.

Estas têm sido temáticas que têm merecido a sua atenção, tendo, a solo ou em parceria com outros músicos/investigadores, como Vítor Sardinha, tem escrito vários artigos ou livros onde aborda estes assuntos, com destaque para ‘Retratos das Bandas Filarmónicas da Madeira’ e ‘Noites da Madeira’.

Mas há mais a ter em conta na agenda desta quarta-feira.

11 horas - Ireneu Cabral Barreto recebe uma delegação do partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN), liderada pela deputada à Assembleia Legislativa da Madeira, Mónica Freitas. O pedido para esta audiência foi feito pelo próprio PAN.

09h30 – o JPP tem uma nova iniciativa política, deste feita na sala de imprensa do parlamento madeirense, que terá como porta-voz Élvio Sousa

16h30 – a CDU promove uma reunião para a apresentação dos compromissos da candidatura quanto à defesa dos direitos dos trabalhadores. Caverá à cabeça-de-lista, Sílvia Vasconcelos, a dar conta das conclusões dessa iniciativa.

18h30 – o PS-Madeira promove reunião da Comissão Política, cabendo a Paulo Cafôfo proferir declarações sobre a mesma.

Efemérides

1865 - O Congresso norte-americano aprova a Emenda que põe fim à escravatura.

1891 - Revolta republicana no Porto. É proclamada a República na varanda da Câmara Municipal.

1931 - O hidroavião DO-X deixa o porto de Lisboa, às 08:05, com o almirante Gago Coutinho.

1950 - O Presidente dos Estados Unidos, Harry Truman, aprova a construção da bomba de hidrogénio.

1955 - Vaga de prisões da PIDE, a polícia política do regime do Estado Novo, que se estenderá até ao fim de fevereiro. Entre os detidos contam-se Agostinho Neto, Ângelo Veloso, Borges Coelho e Pedro Ramos de Almeida.

1958 - Lançamento do primeiro satélite norte-americano, Explorer 1.

1962 - Manifestação de estudantes do Porto contra a guerra colonial. A polícia de choque e a censura calam os protestos.

1977 - Inauguração do Centro Georges Pompidou, em Paris, França.

1990 - As autoridades portuguesas revelam documentos que provam a responsabilidade do superpetroleiro espanhol Aragon na maré negra do Porto Santo.

2003 - O apresentador de televisão Carlos Cruz, o pediatra João Ferreira Dinis e o advogado Hugo Marçal são detidos no âmbito do processo Casa Pia.

2006 - Termina a fase de ligação à Internet em banda larga das escolas públicas do país.

2007 - O parlamento venezuelano autoriza o Presidente, Hugo Chávez, a governar por decreto durante um período de 18 meses.

2008 - O futebolista argentino Diego Armando Maradona pede perdão pelo famoso golo marcado com a "mão de Deus" a Inglaterra no Mundial de futebol do México em 1986, numa entrevista publicada no jornal inglês "The Sun".

2019 - O Parlamento Europeu reconhece Juan Guaidó como o "Presidente interino legítimo" da Venezuela e exorta a União Europeia e os seus Estados-membros a assumirem uma posição semelhante, enquanto não for possível convocar eleições presidenciais.

2020 - 'Brexit'. O Reino Unido sai da União Europeia.

2022 - O Tribunal Judicial de Leiria condena 14 arguidos, de um total de 28, entre eles o ex-presidente da Câmara de Pedrógão Grande Valdemar Alves e o ex-vereador Bruno Gomes, acusados no processo relacionado com irregularidades na reconstrução de casas após os incêndios de junho de 2017 em Pedrógão Grande.

Pensamento do dia

O sinal mais vivo da servidão é o medo de viver. Stig Dagerman (1923-54), escritor sueco.