DNOTICIAS.PT
Desporto

Hélder Carvalho é mais um árbitro madeirense que foi “adoptado”

FOTO DR
FOTO DR

Depois da Associação de Futebol de Lisboa, Santarém “socorre-se” também da Madeira para estar representada na primeira categoria nacional

Hélder Carvalho, árbitro da primeira categoria nacional de apenas 30 anos, é considerado um dos mais promissores árbitros portugueses da nova geração. Ainda no último jogo que arbitrou, Sporting 8- Casa Pia 0, mereceu os elogios da crítica especializada.

Filiado na Associação de Futebol de Santarém, Hélder Carvalho- professor de educação física- é… madeirense, natural do Porto da Cruz, filho de um antigo árbitro da Madeira, Filipe Carvalho, e que com 10 anos foi viver com os pais para Torres Novas.

No futebol começou como futebolista nas camadas jovens do Porto da Cruz e do Torres Novas. Contudo, talvez por influência do pai, cedo percebeu que o seu destino no desporto rei era a arbitragem. Percorreu todas as categorias e em 2022/2023 chega ao mais alto patamar da arbitragem portuguesa. Nessa primeira temporada entre a elite, arbitra nove jogos da I Liga.

Se é verdade que desde a retirada de Marco Ferreira, no final da temporada 2014/2015, que a Associação de Futebol da Madeira não tem qualquer árbitro na primeira categoria nacional, o certo é que a arbitragem da Madeira, ainda que indiretamente, continua a estar representada nos principais palcos do futebol português, neste caso por Hélder Carvalho.

Este é mais um caso de uma “adopção” feliz por parte de uma associação de futebol do território continental. Duarte Gomes, também madeirense de “gema”, esteve entre a elite da arbitragem nacional e internacional sempre como árbitro da Associação de Futebol de Lisboa.

Jogos da I Liga arbitrados por Hélder Carvalho em 2023/2024

JORNADA       JOGO  

1                      Arouca – Estoril (4-3)

4                      Chaves- Moreirense (1-2)

7                      Gil Vicente – Casa Pia (2-0)

11                    Est. Amadora – Moreirense (0-1)

13                    Portimonense – Famalicão (1-1)

17                    Gil Vicente – Est. Amadora (1-1)

19                    Sporting – Casa Pia (8-0)