DNOTICIAS.PT
Mundo

Atentado com carro perto de Telavive faz um morto e 13 feridos

None

Pelo menos uma mulher morreu e outras 13 pessoas ficaram feridas num presumível atentado com um carro que avançou contra transeuntes em Raanana, nos subúrbios da capital israelita, Telavive, divulgaram hoje as autoridades locais.

"A mulher, que chegou em estado crítico depois de ter sido atropelada, morreu devido aos ferimentos, apesar dos nossos esforços para a reanimar", informou o Hospital Meir, num comunicado, que também deu conta de dois feridos em estado grave.

A polícia israelita informou, entretanto, ter detido dois suspeitos palestinianos, residentes em Hebron, na Cisjordânia ocupada.

Segundo o chefe da polícia israelita, Kobi Shabtai, os dois detidos são familiares e são suspeitos de terem roubado um carro antes de atropelarem transeuntes em vários locais deste subúrbio de Telavive.

A tensão em Israel e nos territórios palestinianos aumentou desde o ataque sem precedentes do grupo islamita palestiniano Hamas em 07 de outubro, que provocou cerca 1.140 mortos no sul de Israel e fez mais de 200 reféns.

Em retaliação, Israel declarou uma guerra para "erradicar" o Hamas, que começou por cortes ao abastecimento de comida, água, eletricidade e combustível na Faixa de Gaza e bombardeamentos diários, seguidos de uma ofensiva terrestre ao norte do território, que entretanto se estendeu ao sul.

A guerra entre Israel e o Hamas fez até agora na Faixa de Gaza mais de 24 mil mortos e mais de 59 mil feridos, na maioria civis, de acordo com o último balanço das autoridades locais, e cerca de 1,9 milhões de deslocados (cerca de 85% da população), segundo a ONU, mergulhando o enclave palestiniano sobrepovoado e pobre numa grave crise humanitária.

O Hamas -- desde 2007 no poder na Faixa de Gaza -- é classificado como organização terrorista pelos Estados Unidos, a União Europeia e Israel.