DNOTICIAS.PT
Madeira

"A Madeira continua a ter consistente estabilidade social e económica"

Disse o líder parlamentar do CDS, Lopes da Fonseca

None

O líder parlamentar do CDS, Lopes da Fonseca, na conferência de imprensa desta manhã, afirmou que “a Madeira continua a ter consistente estabilidade social e económica”, acrescentando que o próximo Orçamento Regional conta com a maior receita fiscal de "sempre - 1,2 mil milhões de euros -", o que permitirá investimento, no âmbito do PIDDAR, que rondam os 976 milhões de euros. 

Para o centrista, estes são investimentos muito significativos, dos quais 24% são para a Habitação. “A Habitação leva a maior tranche dos investimentos do próximo Orçamento para 2024, e isto demonstra que há uma grande preocupação do Governo Regional neste sector.”

Ainda sobre este tópico, Lopes da Fonseca referiu que o "Governo Regional só não tem feito mais devido às políticas desastrosas do Governo da República em termos de legislação. E a grande responsabilidade é deste novo Secretário-geral do PS, Pedro Nuno Santos que, enquanto foi Ministro da Habitação, implementou medidas desastrosas, nomeadamente o pacote 'Mais Habitação', medidas que visam, sobretudo, atacar quem tem propriedade privada", lê-se no comunicado enviado à comunicação social esta manhã.

No entender do deputado, estas medidas do Partido Socialista "ficarão na história como medidas muito gravosas para a Habitação em termos nacionais".

"É importante referir que, com esta receita dos 1200 milhões de euros, vai ser possível valorizar as carreiras da administração pública. E isto significa que os funcionários públicos poderão vir a receber mais 34 milhões de euros em 2024, devido a esta aposta do Governo Regional em valorizar as carreiras da administração pública no ano corrente", refere o mesmo comunicado.

Relevou ainda que o GR, neste orçamento, "vai apostar enormemente na Economia Sustentável e no Ambiente. E estas duas áreas vão ter um incremento de quase 42% face a 2023".

Para Lopes da Fonseca, esta é uma aposta muito significativa, na linha do que a União Europeia tem vindo a aconselhar os governos nacionais, e o Governo Regional está perfeitamente em consonância com aquilo que a UE tem defendido.

O CDS considera que todo este clima de estabilidade governativa gera "confiança e é por haver essa confiança que há investimento. Esse investimento cria emprego. E, por essa razão, temos uma taxa de desemprego na Madeira de 5,7%, a maior em termos de baixa no país", esclarece a nota enviada.

"Neste sentido, consideramos que os madeirenses e porto-santenses podem continuar a confiar neste governo e nesta maioria governativa para o futuro porque o Governo Regional, com este Orçamento, está a salvaguardar, sobretudo as famílias, as empresas e os mais necessitados", conclui.