DNOTICIAS.PT
Desporto

André Villas-Boas apresenta candidatura à presidência do FC Porto na quarta-feira

None

André Villas-Boas vai apresentar a sua candidatura à presidência do FC Porto na próxima quarta-feira, às 19:00, na Alfândega do Porto, confirmou hoje à Lusa fonte da candidatura do treinador de futebol.

Sob o lema "Só há um Porto", o técnico junta-se ao empresário Nuno Lobo na corrida às eleições dos órgãos sociais dos 'dragões' para o quadriénio 2024-2028, que deverão ser marcadas para abril pelo líder da Mesa da Assembleia Geral (AG), José Lourenço Pinto.

André Villas-Boas, de 46 anos, passou pelo comando técnico do FC Porto em 2010/11 e arrebatou quatro competições, entre as quais a I Liga portuguesa e a Liga Europa, que representa a última das sete conquistas internacionais da história dos 'azuis e brancos'.

Iniciada na Académica (2009/10), a carreira de treinador principal passou também pelos ingleses do Chelsea (2011/12) - numa época em que os 'blues' venceram a primeira Liga dos Campeões do seu historial e uma Taça de Inglaterra - e do Tottenham (2012-2013).

Seguiram-se experiências com o Zenit São Petersburgo (2014-2016), no qual venceu um campeonato, uma Taça da Rússia e uma Supertaça, com os chineses do Shangai SIPG (2016-2017) e com os franceses do Marselha (2019-2021), último clube por si orientado.

Antes desse percurso nos bancos, André Villas-Boas assumiu funções de observador no FC Porto, integrando as equipas técnicas do já falecido inglês Bobby Robson e de José Mourinho - com quem trabalhou igualmente no Chelsea e nos italianos do Inter Milão - e teve uma breve passagem como diretor técnico da seleção das Ilhas Virgens Britânicas.

O vencedor do Dragão de Ouro de treinador do ano em 2011 vai posicionar-se de forma oficial nas eleições do FC Porto, juntando-se a Nuno Lobo, cujo programa eleitoral será conhecido no domingo, dia da receção ao Sporting de Braga, da 17.ª jornada da I Liga.

Jorge Nuno Pinto da Costa, que fez 86 anos em 28 de dezembro de 2023, exerce o 15.º mandato seguido à frente dos 'dragões' e é o dirigente mais antigo e titulado do futebol mundial, tendo sido eleito pela primeira vez para a liderança do clube em abril de 1982.

Em junho de 2020, o 33.º presidente da história do FC Porto foi reeleito por mais quatro anos, ao suplantar o jurista José Fernando Rio e Nuno Lobo, com 68,65% dos votos dos sócios, nas primeiras eleições efetuadas com mais do que uma candidatura desde 1991.