Madeira

Guia turístico em Marraquexe relata susto vivido

Família madeirense de férias no país está bem

None

Infra-estruturas hoteleiras terão resistido ao abalo de magnitude 6.9 na escala de Richter que atingiu Marrocos na noite de sexta-feira

O medo tomou conta de Marrocos. Na noite desta sexta-feira, pelas 23h11, o país foi abalado por sismo de magnitude 6.9 na escala de Richter, que deixou um forte rasto de destruição nas zonas menos desenvolvidas, com mais de 630 vítimas mortais. 

Novo balanço do sismo em Marrocos indica 632 mortos

O número de vítimas no forte sismo que abalou Marrocos na sexta-feira à noite subiu hoje para 632 mortos, segundo um novo balanço divulgado pelo Ministério do Interior marroquino.

Ao DIÁRIO, Abdellah Moumoud, guia turístico em Marraquexe, relata que neste momento o clima que se vive é de "medo", apesar de, "no geral", estar "tudo tranquilo" por agora.

O terramoto "atingiu quase todo o país", descreve o guia de 42 anos, formado em Direito e Turismo, que especifica que as zonas menos desenvolvidas, com as tradicionais casas de adôbe, foram as mais afectadas, em especial a Medina, onde se encontra a Praça de Jamma el Fna. As infra-estruturas hoteleiras terão resistido ao abalo. 

As casas de adôbe, que não tinham manutenção, foram as mais afectadas, mas no geral, o centro de Marraquexe, a zona hoteleira, está bem, os clientes, claro, estão com medo, mas no geral está tudo bem.  Abdellah Moumoud, 
...

Há pelo menos uma família madeirense de férias em Marraquexe. Sabe o DIÁRIO que os integrantes estão bem, apesar do susto. 

A companhia aérea Binter voltou a ligar este Verão a ilha da Madeira e Marrocos. A operação entre o Aeroporto Internacional da Madeira e o Aeroporto de Marraquexe Menara decorreu entre 2 de Julho e 3 de Setembro, com dois voos semanais. 

Sismo de magnitude 6.9 sentido em Portugal

O sismo de magnitude 6,9 na escala de Richter que abalou o centro de Marrocos foi sentido em várias regiões de Portugal, confirmou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Num comunicado, o IPMA disse que o sismo foi sentido com intensidade máxima III/IV, na escala de Mercalli modificada, nos concelhos de Castro Marim, Faro, Loulé, Portimão, Vila Real de Santo António (Faro), Cascais, Lisboa, Torres Vedras, Vila Franca de Xira (Lisboa), Almada, Setúbal e Sines (Setúbal).

O terramoto ocorreu a uma profundidade de 18,5 quilómetros às 23:11 locais (mesma hora em Lisboa).