Desporto

Afonso Silva, campeão mundial de patinagem, chega esta madrugada à Madeira

None

Afonso Silva é o primeiro português a sagrar-se campeão mundial júnior de patinagem de velocidade em estrada.

O feito aconteceu na passada quarta-feira em Montecchio Miaggiore, Itália, na prova de 10.000 metros (pontos) de patinagem de velocidade em estrada.

O atleta de alta competição do Clube Desportivo e Recreativo dos Prazeres, natural da Calheta, disse ao DIÁRIO que foi com "uma emoção muito grande ter ganho esta prova" e, "ainda por cima, por ser o primeiro português a conquistar o pódio".

Adiantou ainda que era "um desejo pessoal" ganhar a prova, mas "tudo fruto de um trabalho feito durante alguns anos".

Foi uma vitória que vai marcar completamente a minha vida. Foi a primeira vez que um atleta português foi campeão do mundo, nesta categoria, em patinagem de velocidade e sinto que é a minha primeira medalha mundial e, por isso, é muito especial. Sinto-me muito feliz.

Afonso Silva referiu que quando recebeu a medalha e ouviu 'A Portuguesa' teve a sensação de estar "no ar” e sentiu-se "mais leve". "Foi uma uma sensação boa e foi indescritível aquele momento", confessou.

O atleta do Clube Desportivo e Recreativo dos Prazeres, que está ao serviço da selecção portuguesa, disse que era "um sonho conquistar este feito, mas até ao final da meta de uma prova tudo é possível, embora umas provas sejam mais difíceis do que outras". “Ao longo da prova eu sentia-me bem e consegui o foco para acabá-la em primeiro lugar e assim vencê-la”, frisou Afonso Silva.

O jovem atleta, que se sagrou vice-campeão da Europa em Julho, melhorou o estatuto no escalão jovem com o título mundial agora conquistado, deixando o checo Metodej Jilek em segundo e o italiano Manuel Ghiotto em terceiro.

“Esta foi uma época que trabalhamos muito e como tenho um treinador muito exigente, penso que é por isso que os resultados estão à vista. Para um bom sucesso é preciso um bom processo, onde a exigência e o rigor no treino é fundamental,” esclareceu o atleta. 

Afonso Silva está a frequentar o 12.º ano escolaridade e está no projecto do alto rendimento e disse que, "às vezes é muito difícil conciliar os estudos com a prática do desporto de alta competição", mas tem tido o "apoio incondicional, quer da escola onde freguesa quer do clube que representa". Destacou ainda a "importância da família no acompanhamento e no apoio que dá a todos os níveis".

Afonso Silva tem 17 anos e adiantou que começou a prática deste desporto quando tinha 4 anos, por influência da irmã. Pensa que depois foi “arrastado” para a prática desta modalidade e criou o gosto por esta prática desportiva.

O atleta quis esclarecer que "sem apoio dos pais não seria possível estar onde está para conquistar este título, quer pelo apoio moral e quer pelo apoio financeiro".

O atleta português chega, esta madrugada, ao Aeroporto Internacional da Madeira e espera ter uma recepção calorosa, "porque tenho sempre os meus pais à espera e os pais dos meus colegas que estão a participar neste mundial".

"Sendo campeão mundial penso que será uma recepção mais calorosa na Madeira e vamos ver como vai ser", concluiu.