Madeira

Fonte da Areia é dos sítios "mais bonitos" da Região

Miguel Albuquerque visitou local da "obra icónica, que está no espírito e tradição dos portosantenses"

None

O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque visitou, esta tarde, no Porto Santo, a obra de reabilitação e beneficiação da zona de lazer e envolvente da Fonte da Areia, no Porto Santo, cujos trabalhos encontram-se em fase de conclusão e que representaram um investimento de cerca de 720 mil euros do Governo Regional.

Na ocasião, além de destacar que este é para si "um dos sítios mais bonitos da Região Autónoma da Madeira", o chefe do Executivo madeirense enalteceu a importância desta "obra icónica, que está no espírito e tradição dos portosantenses".

É um sítio que marca uma identidade e um povo, e está directamente às raízes e a todo o percurso difícil da população do Porto Santo que durante séculos teve de sobreviver no isolamento. Fizemos um trabalho de reconstituição histórica e a reabilitação patrimonial muito importante, não só do ponto de vista material, mas também do ponto de vista afectivo e espiritual da população Miguel Albuquerque, presidente do Governo Regional da Madeira

Por sua vez, Nuno Baptista, presidente da Câmara Municipal do Porto Santo, realçou que finalmente a Fonte da Areia "tem a dignidade que merece".

"Além de ser um local turístico é muito histórico para todas as famílias, em especial da zona da Camacha, que é um sítio de excelência em termos ambientais naquilo que toca à nossa Reserva da Biosfera da UNESCO", frisou o autarca.

Os trabalhos de requalificação consistiram essencialmente em actividades de conservação, reabilitação e beneficiação das infra-estruturas existentes, mantendo e preservando a especificidade do local, mas melhorando e beneficiando a sua utilização pelos visitantes.

Incluíram também a recuperação do fontenário original, da sua rede de abastecimento, continuando a ser alimentada pela água natural captada nas galerias subterrâneas existentes. Foram igualmente recuperados os lavadouros originais.

Os trabalhos incluíram ainda a beneficiação das instalações sanitárias existentes, a criação de um novo um parque de merendas, numa plataforma ligeiramente elevada, a recuperação e beneficiação das zonas de lazer existentes, assim como todo o seu mobiliário urbano. Todas estas zonas estão interligadas por percursos pedonais devidamente recuperados. A recuperação do acesso pedonal à praia está igualmente incluída no âmbito da presente empreitada.

Na zona de acesso às áreas de lazer, foi criado um parque de estacionamento, com capacidade para cerca de 30 automóveis ligeiros e três veículos pesados de passageiros.