DNOTICIAS.PT
Madeira

Restaurante 'contrata' empregada robô

É uma solução que o restaurante as Fontes do Horácio encontrou para colmatar a falta de mão-de-obra no mercado da restauração. A partir de hoje este espaço situado na freguesia do Estreito da Calheta passa a dispor de um novo ‘funcionário’. O terceiro equipamento do género na Região. A Bella é um robô que faz quase tudo o que um empregado de mesa faz, por isso não estranhe se a máquina lhe chegar à mesa com o seu pedido.

O empresário revela que apesar de pensar há muito num serviço destes, inovador e prático, a escassez de recursos humanos na Região obrigou a agilizar o projecto que lhe foi recentemente apresentado.

“A verdade também é essa, estamos numa fase complicada e temos procurado pessoas para trabalhar e não há no mercado”, lamenta a pouca disponibilidade de gente que queira trabalhar no sector. Para contornar adversidades explica que este foi o meio para minimizar os constrangimentos no seu restaurante, ainda que ressalve que o robô nunca substituirá a relação humana.

“A Bella não veio para substituir os empregados de mesa nem o contacto directo com o cliente. A sua função é transportar pratos entre a cozinha e as salas, e vice-versa. O nosso propósito é diminuir o peso e cortar os quilómetros percorridos mensalmente pelos nossos colaboradores, proporcionando-lhes mais tempo e uma disposição para interagir e atender aos nossos clientes”, acrescenta.