Madeira

Pedro Calado pede confiança no trabalho que está a ser feito pela CMF

CMF assinou 15 contratos de apoio do 'ALAVANCAR' e 'Abrir Funchal' hoje

None
Foto André Ferreira / CMF

Foi hoje formalizada a assinatura de 15 contratos no âmbito das candidaturas aprovadas aos programas de apoios municipais 'ALAVANCAR' e 'Abrir Funchal'. A cerimónia, que contou com a presença do presidente e da vice-presidente da autarquia, Pedro Calado e Cristina Pedra, respectivamente, decorreu no Salão Nobre da Câmara Municipal do Funchal.

Na ocasião, o edil funchalense relembrou o que a edilidade tem vindo a fazer no que concerne a providenciar um maior apoio aos empresários, de modo a que o Funchal se transforme numa cidade dinâmica e com crescimento económico. Nesse sentido, enumerou algumas das principais medidas municipais, tais como a isenção da derrama, a devolução do IRS, a estratégia fiscal, salientando ainda que a autarquia têm primado pela proximidade, pelo diálogo, sempre no sentido de haver mais apoios, mas também, naturalmente, mais dinâmica e movimento.

Pedro Calado salientou ainda que os dois programas – o 'ALAVANCAR' e o 'Abrir Funchal' - foram "desenhados" de acordo com as preocupações dos empresários, destacando ainda que estes apoios são importantes precisamente por chegarem às pequenas e médias empresas, sendo que mais de 90% do tecido económico e empresarial da Região e do Funchal é constituído por essas empresas.

O edil pediu aos empresários que tenham confiança no trabalho que está a ser feito pelo município, que é, aliás, visível, na cidade como afirmou.

Já a vice-presidente destacou a celeridade com que os serviços municipais têm dado às candidaturas, apontando também o crescimento que se tem verificado nos serviços do Balcão do Investidor do município. Aliás, nestes primeiros oito meses de 2023, como reforçou, estes serviços municipais já atenderam o mesmo número de pessoas que em todo o ano passado, sendo que, nesse ano, houvera um acréscimo de mais 97%.

Para os actuais apoios a autarquia tem orçamentada uma verba de 600 mil euros, o que representa um aumento de cerca de 20% em relação ao orçamento inicial de 2022.

Presentemente, o valor total aprovado perfaz 195.430,59 euros, correspondendo a 33% do montante global, sendo o valor destas 15 candidaturas de 103 898,85 euros, o que corresponde a 17,3% do valor orçamentado para 2023.