Madeira

Saldo orçamental da Região passa de negativo a positivo num ano

No final de Julho deste ano, esse valor era de de 10,6 milhões de euros, por contraponto aos -57,5 milhões de euros apurado no final de Julho do ano passado

None

O saldo orçamental da Região passou de negativo a positivo no período de um ano. De acordo com os dados do último Boletim de Execução Orçamental, no final de Julho esse valor estava nos 10,6 milhões de euros, ao passo que no mesmo mês do ano passado, a Região apresentava um saldo de -57,5 milhões de euros. 

Na leitura feita pela Secretaria Regional de Finanças, esse resultado deveu-se ao aumento da execução da Receita por parte do Governo Regional, quer à contenção da Despesa. 

Em nota enviada às redacções, a Secretaria liderada por Rogério Gouveia aponta que o "Governo Regional tem vindo a aumentar a qualidade da despesa", que procura "promover a satisfação e o bem-estar das populações", referem. E exemplificam com o aumento da despesa na área social, salientando, também, que mais de metade da despesa foi canalizada para a saúde e para a educação, o equivalente a 55,6% do total realizado (444,9 milhões de euros). 

"No que se refere ao passivo acumulado da Administração Pública Regional reportado ao final de Julho de 2023, o mesmo ascendia a 174,8 milhões de euros, dos quais 49,0% são respeitantes a obrigações do Governo Regional", dizem, para terminar.