Desporto

Seleccionador Roberto Martínez divulga lista de Portugal com muitas dúvidas

Foto Pedro Rocha/Global Imagens
Foto Pedro Rocha/Global Imagens

O selecionador Roberto Martínez divulga na sexta-feira os convocados de Portugal para os embates com Eslováquia e Luxemburgo, de qualificação para o Euro2024 de futebol, numa lista cheia de dúvidas, sobretudo devido a questões físicas.

O capitão Cristiano Ronaldo, que ainda há poucos dias celebrou 20 anos a representar a seleção nacional, deverá, como é já quase 'tradição', encabeçar as escolhas de Martínez, com o treinador espanhol, à partida, a ser obrigado a fazer algumas alterações, principalmente na zona defensiva e ofensiva.

João Félix, que tem sido aposta constante neste arranque da 'era' Martínez, ainda procura novo clube e não fez qualquer minuto no Atlético Madrid, tanto na pré-temporada como no início do campeonato, situação que deverá afastar o avançado das escolhas.

Agora no Paris Saint-Germain, Gonçalo Ramos também tem vivido problemas físicos no clube francês e poderá falhar os próximos jogos, tal como já aconteceu em junho, quando foi dispensado dos trabalhos da equipa das 'quinas', na preparação para a Bósnia-Herzegovina (3-0) e Islândia (1-0).

Isto promete abrir duas vagas no ataque e pode acontecer a chamada (impensável, se calhar, há uns meses) de Paulinho, melhor marcador da I Liga pelo Sporting (quatro golos), num possível regresso, depois de três internacionalizações e dois golos em novembro de 2020.

Bruma (nove jogos, um golo) tem estado em destaque no Sporting de Braga e também poderá ter oportunidade de se mostrar pela primeira vez a Roberto Martínez.

Na defesa, o lado esquerdo deve estar a dar alguma 'dor de cabeça' ao treinador de 50 anos, com Raphaël Guerreiro lesionado no Bayern Munique, Nuno Mendes sem ritmo, após lesão, no Paris Saint-Germain, e João Cancelo a não ter ainda nenhum minuto na nova época, em que deverá estar de saída do Manchester City.

Mário Rui, embora também pouco utilizado no Nápoles, poderá regressar, e Nuno Santos, do Sporting, está na 'fila' para se estrear em convocatórias da seleção nacional.

Em relação à última lista, Renato Sanches, lesionado na Roma, de Mourinho, pode falhar nova chamada e Toti Gomes, do Wolverhampton, vai descobrir se 'convenceu' Martínez após a sua primeira chamada de sempre, em junho, podendo beneficiar das referidas limitações na ala esquerda da defesa lusa.

As escolhas do técnico espanhol para os próximos dois jogos do Grupo J de apuramento serão conhecidas às 11:00, em conferência de imprensa, na Cidade do Futebol, em Oeiras.

Portugal defronta a Eslováquia, em Bratislava, em 08 de setembro, e, três dias depois, em 11 de setembro, recebe no Algarve o Luxemburgo.

Após quatro jornadas, a seleção nacional lidera o Grupo J, com 12 pontos, somando apenas vitórias, à frente da Eslováquia, segunda classificada, com 10, e do Luxemburgo, terceiro, com sete. Bósnia-Herzegovina e Islândia somam ambas três pontos, enquanto o Liechtenstein continua a zero e é último.

Os dois primeiros lugares do agrupamento dão acesso direto à fase final do Campeonato da Europa, que vai decorrer no próximo ano, na Alemanha.