Madeira

Vencimento médio dos novos aposentados cai em Setembro

Médica Conceição Pereira reforma-se do serviço público. É actualmente deputada do PSD.
Médica Conceição Pereira reforma-se do serviço público. É actualmente deputada do PSD.

A Região vai perder 59 funcionários públicos para a reforma em Setembro. De acordo com os dados disponibilizados pela Caixa Geral de Aposentações (CGA), o valor médio da aposentação vai ser de 1.400 euros por mês, menos 70 euros face à média registada no mês anterior, em que 42 funcionários públicos passaram à condição de aposentados.

A maioria dos trabalhadores que passam à reforma tem a categoria de assistente operacional (31). A listagem publicada em Diário da República indica ainda a saída de seis professores para a reforma, com um valor médio da aposentação de 2.572 euros.

O valor mensal de aposentação mais elevado é a de uma assistente graduada do Serviço Regional de Saúde que vai auferir 5.200 euros por mês. Seguem-se quatro profissionais da área da educação, um professor da Escola Básica e Secundária de Machico, com 3.251,89 euros e outra ligada à Escola Básica de 2º e 3ºciclos de Santo António, com 3.165,98 euros. Uma docente ligada à Secretaria da Educação vai levar para casa a quantia de 3.165,86 euros e ainda uma chefe de divisão da Universidade da Madeira receberá 3.025,58 euros.

A assistente graduada do Serviço Regional de Saúde e candidata, em 26º lugar na lista da coligação PSD/CDS às Eleições Regionais, Maria Conceição Franco Pereira, faz também parte desta listagem de novos aposentados. A cada mês, a actual deputada social-democrata, vai levar para casa um montante de 3.002,96 euros.

O montante mais baixo dos 59 funcionários que passam à condição de aposentados é o de um assistente operacional do Município da Ribeira Brava que vai auferir apenas 312,85 euros. Na Região, 59% (35) dos funcionários públicos que vão passar à condição de aposentados vão receber menos de 1.000 euros mensais. 


*Artigo executado por João Pedro Santos com supervisão do subdirector Roberto Ferreira.