Madeira

Complexo do Clube Futebol Andorinha ganha iluminação LED

Projecto vencedor do OPRAM 2021 terá uma comparticipação financeira de mais de 47 mil euros, assegurada pela Secretaria Regional de Economia

None

O Conselho de Governo, reunido hoje, mandatou o secretário regional da Economia, Rui Barreto, celebrar um contrato programa com o Clube Futebol Andorinha, com vista à substituição do sistema de iluminação existente, por um sistema de iluminação LED.

O Clube de Futebol Andorinha foi um dos vencedores da edição de 2021 do Orçamento Participativo da Região Autónoma da Madeira (OPRAM), com o projecto ‘Iluminação LED para o Complexo Clube Futebol Andorinha’.

“O projecto terá uma comparticipação financeira superior a 47 mil euros, assegurada pelo Orçamento da Direção Regional de Economia e Transportes Terrestres (DRETT)”, sob a tutela da Secretaria Regional de Economia.

De acordo com Rui Barreto, “trata-se de um projecto que permitirá reconverter o sistema de iluminação existente por um sistema de iluminação LED, mais eficiente e mais sustentável, capaz de proporcionar poupanças de energia de aproximadamente 70% na actual factura energética". Além disso, “esta alteração irá melhorar as condições para a prática desportiva”, acrescentou o governante.

De realçar que a implementação das propostas vencedoras do OPRAM é da responsabilidade dos departamentos do Governo Regional, com a tutela sobre as áreas temáticas a que estão afectas às propostas vencedoras, competindo-lhes realizar ou apoiar toda a tramitação administrativa, financeira e de contratação pública, necessárias à efetiva concretização dos projetos vencedores.  

Neste sentido, compete à DRETT comparticipar financeiramente o Clube Futebol Andorinha, de forma a substituir o sistema de iluminação do campo principal e do campo 7, por um sistema de iluminação LED. Compete, igualmente, à  Direcção Regional de Economia e Transportes Terrestres, o acompanhamento da execução financeira e das propostas e realização dos trabalhos.