Desporto

Liga autoriza consulta dos processos de licenciamento

Questões colocadas domingo passado pelo DIÁRIO ao organismo presidido por Pedro Proença só hoje obtiveram resposta

None

Foi preciso dar um ultimado à Liga Portuguesa de Futebol Profissional para que a resposta genérica a duas questões colocadas pelo DIÁRIO no passado domingo surgisse três dias depois. 

Fonte oficial  da Liga garante que “o processo de Licenciamento está concluído e todas as candidaturas foram analisadas e validadas pela Comissão de Auditoria, entidade transparente, independente e autónoma".  Deste modo, assegura que "todos os Clubes que assim o entendam têm direito a consultar os processos.”

Questionamos o organismo presidido por Pedro Proença se pondera reapreciar a candidatura do CFEA Club Football Estrela, SAD, à I Liga, dado que apesar de ter sido aceite na competição, na listagem publicada na passada sexta-feira, existiam indícios que a SAD não respeitava o diploma que estabelece o regime jurídico das sociedades desportivas a que ficam sujeitos os clubes desportivos que pretendem participar em competições desportivas profissionais.

O DIÁRIO também perguntou se a Liga - que recebeu a 21.6.2023 missiva do Marítimo da Madeira Futebol SAD pedindo documentação da Comissão da Auditoria sobre as entidades candidatas a disputar as Ligas Profissionais - tinha observado o pedido e se o Marítimo foi notificado a esse respeito.

As questões surgem no âmbito do trabalho jornalístico publicado na nossa edição da passada segunda-feira na qual revelamos que Marítimo pode regressar à I Liga sem passar pela segunda divisão e ainda neste defeso. Tudo vai depender da reapreciação da documentação que ditou a listagem final publicada na última sexta-feira pela Liga Portuguesa. Isto porque o capital social do Estrela da Amadora não está conforme o que estabelece a lei das sociedades desportivas. Mas havia mais suspeitas de irregularidades noutras SAD. Os verde-rubros garantiram desde logo que estão a analisar toda a documentação num processo susceptível de implicar recurso junto do Tribunal Arbitral do Desporto.

Saiba mais durante esta tarde informativa e na edição de amanhã do DIÁRIO.