Madeira

Lar Santa Isabel é o primeiro com Sala Snoezelen

None

No dia em que assinala 36 anos de existência, o Lar Santa Isabel marca a data com a apresentação da sua nova valência - uma sala Snoezelen, a primeira em lares públicos.

Na ocasião, a secretária regional de Inclusão Social e Cidadania, Rita Andrade, explica que este trata-se de "mais um importante passo na concretização do objectivo de melhorar a qualidade de vida da população menos jovem, em estruturas residenciais”.

Reconhecida pela sua abrangência e benefícios como um importante complemento na intervenção e estimulação cognitiva da população idosa  “este espaço disponibiliza através de um ambiente multissensorial, a estimulação dos vários sentidos, contribuindo assim para a promoção do bem-estar e melhoria da qualidade de vida dos idosos”  explica a governante.

Em dia de festa, não faltaram momentos de comemoração junto dos utentes do lar, com a celebração da eucarística em homenagem à sua padroeira Santa Isabel.

Houve ainda espaço para a actuação do grupo de Folclore e Etnográfico da Boa Nova, seguindo-se o cantar dos Parabéns e o Lanche Convívio.

Durante a sua intervenção, Rita Andrade dirigiu palavras de agradecimento à Diretora do Lar, Mara Gonçalves, e a toda à sua equipa pelo trabalho incansável que fazem diariamente. A todos vós, muitos parabéns”.

No passado mês de Fevereiro decorreu a apresentação pública do projecto e remodelação e ampliação do Lar Santa Isabel que contou com a presença do Presidente do Governo Regional.

A obra – cujo concurso público para a sua execução será lançado no próximo ano – terá a duração de um ano e um custo estimado de 9 a 10 milhões de euros, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência e permitirá ampliar a capacidade da unidade das 62 vagas atuais para as 100 vagas e de 30 utentes nas valências de Centro de Dia (em vez dos 13 actualmente existentes).