Alterações climáticas

Os maiores devastadores e causadores para as alterações climáticas do planeta Terra, são os seres humanos desumanizados, isto é, em estádio de humanização.

Quantos milhares de hectares de florestal são destruídos, anualmente, no Planeta Terra?

Há florestas que são muito importantes para a preservação da vida das variadíssimas espécies de animais, mas há, também, florestas nefastas ao equilíbrio da natureza.

O maior deserto do mundo, o Saara, que vai de Marrocos até ao Egipto, já foi arborizado e nós, na ilha da Madeira, estamos, com frequência, a sofrer as consequências das suas poeiras.

As florestas da Amazónia que são do Peru; de Colômbia e do Brasil; estão a ser devastadas pela ação dos seres humanos.

Os biliões de cigarros que são queimados, por dia, pela espécie humana; as grandes queimadas, por mãos assassinas, reduzindo as florestas em carvão; os verdugos destruidores dos países por bombardeamento, a destruírem países e a matar inocentes; são as grandes causas para o aquecimento do planeta Terra; causando o degelo das grandes calotas polares e, deste modo, alterando a superfície dos Oceanos; que vão galgando a terra dos continentes.

Para esclarecimento no DN de 31 de maio de 2023, página 6, em Parlamento, na coluna de PROPOSTAS, no ultimo parágrafo: "Lopes da Fonseca, do CDS, lembra que quem acabou com a colonia foi "o governo de Alberto João Jardim", por isso perguntou ao PCP se e quer uma estátua para o ex-presidente do governo regional".

Informo que na década de 60 do século XX, numa realização dos movimentos agrários da Acção Católica Rural, realizado na Escola Industrial e Comercial do Funchal, hoje, Escola Secundária Francisco Franco, foi questionado a desumanidade do Regime de Colonia.

No ano 64 do mesmo séc. foi colocado a mesma questão no Conselho Nacional do Movimento Rural Católico, em Cernache, Coimbra.

Por conseguinte, não pode haver medalhas para ninguém, visto ser o trabalho dos primeiros deputados na Assembleia Regional, que representavam o Meio Rural.

No mesmo dia, em Sociedade, na última página, com o título: "Envelhecimento digno e longevidade em debate"; artigo do jornalista Marco Livramento, estando no 2.° parágrafo seguinte: "António Jorge Pinto prevê três dias de "profícuo debate" em torno da longevidade".

Há vários conceitos para analisar se as pessoas são jovens; idosos; ou velhos.

Conheço jovens que, biologicamente e mentalmente, estão mais envelhecidos que muitas pessoas idosas.

No mês de maio do corrente ano, encontrei 3 pessoas conhecidas, no mesmo local, sendo 1 com 90 anos, e 2 irmãs na casa dos 70 anos, tendo chamado a atenção das 2 mulheres para a apresentação, jovial, da pessoas com 90 anos, me parecendo, estas 2 irmãs mais velhas que a pessoa de 90 anos.

José Fagundes