Fact Check Madeira

Chuva ultrapassou mesmo os valores do 20 de Fevereiro na estação do Areeiro?

None

Num balanço feito, esta manhã, na Protecção Civil Municipal, o presidente da Câmara Municipal do Funchal, Pedro Calado, afirmou que "ocorreu maior precipitação do que aquela que foi registada no 20 de Fevereiro num período de 24 horas" na estação do Areeiro. Mas será mesmo esta afirmação verdade?

Ora, recuando no tempo, de acordo com os dados fornecidos por Victor Prior, delegado regional do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a 20 de Fevereiro de 2010 a estação do Areeiro registou 389,6mm, durante um período de 24 horas.

Em contrapartida, os valores actuais registados situam-se nos 604,3 mm registados no intervalo de 24 horas, uma vez que a chuva tem caído de forma consistente praticamente desde o início da tarde de ontem.

Quando se fala em precipitação diária é das 00h às 24h. Ou seja, pode chover só numa hora, duas ou três desse período. Agora o que estamos a falar é no próprio episódio, (aviso vermelho) que começou ontem às 15 horas e termina hoje às 15 horas. Por sua vez, o episódio do 20 de Fevereiro começou às 8h e acabou às 16 horas. Victor Prior, delegado regional do IPMA

Nunca choveu tanto na Madeira como nas últimas 24 horas no Areeiro

521 litros por metro quadrado acumulados no Chão do Areeiro é recorde de precipitação

Mas, este valor não é apenas superior ao do 20 de Fevereiro, e já constitui mesmo um recorde dos extremos climatológicos do IPMA.

De acordo com a informação recolhida no site da instituição, o maior valor da precipitação registado alguma vez na Madeira, num período de 24 horas , foi verificado em 2008, no Pico do Arieiro, com o valor de 346,8 mm. Acontece, que a depressão Oscar já fez ultrapassar estes valores, uma vez que na estação do Areeiro, no mesmo período de 24 horas (até às 11 horas de hoje), registou um valor de 521,0 mm.

Entretanto, este valor acumulado também já foi batido por mais quatro ocasiões só neste dia. Às 12 horas, registou os 540,1 mm, enquanto às 13 horas, o registo passou a ser de 562,6 mm. Por sua vez, às 14 horas, a marca era de 590 litros por metro quadrado (mm) e, por fim, uma hora mais tarde, a estação do Areeiro apresentava o valor acumulado de 604,3 mm nas últimas 24 horas, contabilizando o período do alerta vermelho, das 15 horas de ontem até às três da tarde de hoje. Quer isto dizer que hoje já choveu mais de 35% do que há 15 anos.

"A Estação do Chão do Areeiro já registou valores acima daqueles que foram contabilizados no 20 de Fevereiro de 2010, num período de 24 horas"