Mundo

Grécia vai resgatar grupo de 80 migrantes retidos há dias num ilhéu

None

A Grécia anunciou hoje que vai resgatar um grupo de dezenas de migrantes retidos há dias num ilhéu do rio Evros, na fronteira com a Turquia, sem conseguirem ser autorizados a entrar no país.

"Vamos resgatá-los, uma vez que não há resposta das autoridades turcas aos nossos pedidos para que sejam admitidos" por este país, disse à agência France-Presse uma fonte do Ministério da Proteção dos Cidadãos.

Num vídeo enviado à comunicação social, um homem de língua curda afirmou que um grupo de 80 migrantes yazidis - uma minoria de língua curda que vive maioritariamente no Iraque - estava retido numa ilhota no rio fronteiriço há seis dias e que vários desses migrantes precisavam de tratamento.

Milhares de migrantes, principalmente da Síria, Afeganistão e Paquistão, entraram na Grécia nos últimos anos vindos da Turquia, na esperança de chegar à Europa Ocidental.

Com as patrulhas fronteiriças no Mar Egeu a desencorajarem cada vez mais as pessoas de tentarem chegar às ilhas gregas, mais migrantes tentam agora atravessar o rio Evros, a fronteira natural entre a Turquia e a Grécia.

O gabinete do primeiro-ministro interino grego, Ioannis Sarmas, anunciou que pediu ao Governo turco que coordene esforços para "evitar travessias ilegais" da fronteira, favorecidas pelo baixo nível do rio Evros.

Outro grupo de quase 140 migrantes tinha já sido intercetado em território grego na quinta-feira depois de atravessar o rio.