Madeira

Mais de 895 mil euros para a reabilitação do Centro de Abastecimento da Santa

Infra-estrutura foi inaugurada em 2000 por Alberto João Jardim. O investimento foi de 600 mil contos, através de apoios comunitários.

None
Foto Bravaplan

Obra será faseada de forma a que uma das câmaras frigoríficas existentes mantenha o seu pleno funcionamento.

O Governo Regional da Madeira, através da Secretaria Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural, vai avançar com  a reabilitação do Centro de Abastecimento Hortícola da Santa, localizado no concelho do Porto Moniz. 

A empreitada foi adjudicada este mês à madeirense Traços Históricos, Unipessoal Lda. por cerca de 895 mil euros (894.580,71 euros mais IVA). 

Inaugurada em 2000 pelo então Presidente do Governo Regional, Alberto João Jardim, a obra de construção do Centro de Abastecimento Hortícola da Santa (Casa) representou um investimento de 600 mil contos, comparticipados por apoios comunitários.

A infra-estrutura, distribuída por 1.550m2, é destinada ao processamento, à lavagem e à pesagem de produtos hortícolas, dispõe de instalações para o respectivo armazenamento refrigerado dos produtos, possuindo ainda uma zona dedicada à acção administrativa e um espaço reservado ao usufruto dos funcionários.

A memória descritiva do projecto, elaborada pela Bravaplan, aponta que a infra-estrutura "apresenta algumas lacunas no que concerne às condições de manutenção e conservação geral" e afirma ser necessário "dotar as actuais instalações de funcionalidades operacionais modernas e consentâneas com as exigências actuais, nomeadamente no que diz respeito às condições de trabalho, saúde, higiene e segurança". 

A obra, com um prazo de execução de 300 dias, prevê a reabilitação integrada do Centro de Abastecimento da Santa com a melhoria das acessibilidades nas zonas administrativas, na recepção, nas instalações sanitárias e balneários, incluindo a instalação de equipamento de acessibilidade de apoio a pessoas com mobilidade reduzida.

A sala de controlo, os vãos exteriores, a cobertura do edifício principal e a vedação exterior serão completamente substituídos. A empreitada vai incluir a reabilitação dos órgãos de drenagem, da casa do porteiro, a instalação de novos sistemas de abastecimento de água, rede de distribuição de energia elétrica e iluminação, bem como a melhoria dos sistemas de drenagem de águas residuais e pluviais.

A obra será faseada de forma a que uma das câmaras frigoríficas existentes mantenha o seu pleno funcionamento, garantindo a capacidade de conservação dos produtos hortícolas remanescentes do processamento anterior ao arranque das obras. 

Os Centros de Abastecimento Agrícola da Madeira são um conjunto de infra-estruturas públicas destinadas a apoiar a comercialização dos produtos hortofrutícolas produzidos na Região. 

Confira o artigo publicado na edição impressa do DIÁRIO de 15 de Março de 2000 sobre a inauguração do Centro de Abastecimento da Santa: