Madeira

Exposição ‘LOL Y POP’ é inaugurada hoje na Placa Central da Avenida Arriaga

Tome nota da agenda para esta terça-feira, 13 de Junho

Evento
promovido pela Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, através
da Direcção de Serviços de Educação Artística da Direcção Regional de Educação começou ontem
Evento promovido pela Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, através da Direcção de Serviços de Educação Artística da Direcção Regional de Educação começou ontem

Semana Regional das Artes decorre em vários locais do Funchal, até 18 de Junho

O presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, estará hoje, pelas 17h30 horas, na placa central da Avenida Arriaga, no Funchal, onde decorre a exposição integrada na Semana Regional das Artes.

O evento promovido pela Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, através da Direcção de Serviços de Educação Artística da Direção Regional de Educação, arrancou ontem para aquela que é já a sua 12.ª edição.

A Semana Regional das Artes (SRA) 2023 irá marcar presença, em vários locais do Funchal, até 18 de Junho, nomeadamente: Auditório do Jardim Municipal, Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira (ALRAM), Praça da Restauração, Praça do Povo, Centro Comercial Madeira Shopping, Museu de Electricidade - Casa da Luz, Avenida Arriaga, Escola dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia.

A SRA assume-se como “a grande Festa das Artes na RAM”, uma oportunidade para ver, sentir, escutar e vivenciar, em vários palcos da cidade, os contributos de crianças e jovens das escolas da RAM, no âmbito das várias áreas expressivas (música, canto, teatro, dança, artes plásticas, cinema e multimédia).

Destaque, esta terça-feira, 13 de Junho para a inauguração da exposição ‘LOL Y POP’, na Placa Central da Avenida Arriaga, pelas 17 horas.

A Exposição Regional de Expressão Plástica é um projecto artístico de intervenção pública, organizado em formato de instalação artística. É um evento exclusivamente dedicado à divulgação do trabalho desenvolvido na área das Artes Visuais e, embora seja principalmente direccionado aos alunos que frequentam a actividade de Enriquecimento Curricular de Expressão Plástica, conta com a participação da quase totalidade das escolas do ensino básico e secundário.

A exposição deste ano intitula-se ‘LOL y POP’, numa alusão aos doces (chupa-chupas) que as crianças tanto apreciam, aliado ao desafio que foi lançado às escolas para desenvolverem, com os alunos, actividades promotoras de conhecimento empírico e prático do movimento artístico POP ART.

Esta exposição conta com a intervenção de aproximadamente 4 mil alunos.

Programa da SRA’2023 para dia 13 de Junho:

10h30 Espectáculo da Modalidade Artística de Cordofones Tradicionais Madeirenses, no auditório do Jardim Municipal

12h00 Espectáculo de Dança, na Praça da Restauração

16h00 Espectáculo da Modalidade Artística Expressão Dramática / Teatro, ALRAM

17h00 Inauguração da Exposição LOL Y POP, na Avenida Arriaga

17h30 Bandas Rock, na Praça da Restauração

Saiba que outras iniciativas estão agendadas para hoje na Madeira:

09h00 Reunião Plenária n.º 71: A Assembleia Legislativa da Madeira reúne-se em sessão plenária, a partir das 9 horas. Entre outras propostas, será apreciada na generalidade a proposta de decreto legislativo regional intitulada que pretende converter a Escola Profissional de Hotelaria e Turismo da Madeira em Escola de Hotelaria e Turismo da Madeira, após apreciação pela 6ª Comissão Especializada.

Nesta reunião serão também votadas as seguintes iniciativas generalistas:

Pode ainda acompanhar os destaques da sessão plenária em tempo real no nosso liveblog:

10h00 Ireneu Cabral Barreto recebe em audiência o embaixador do Reino da Bélgica em Portugal, Serge Wauthier, no Palácio de São Lourenço.

11h00 A CDU promove uma iniciativa política, na freguesia de Santo António.

12h00 O secretário regional da Agricultura, Humberto Vasconcelos vai estar presente na apresentação do site da Estação Zootécnica da Madeira Dr. Carlos Dória (EZM), na Santa do Porto Moniz.

14h30 Reunião de trabalhos da Comissão Eventual para o Aprofundamento da Autonomia e Reforma do Sistema Político.

[PDF Confira a ordem de trabalhos da Comissão Eventual para o Aprofundamento da Autonomia e Reforma do Sistema Político].

16h00    Miguel Albuquerque vai estar presente na abertura da nova loja da empresa Afonso Camacho, Lda., na Nazaré.

18h00 O secretário regional de Equipamentos e Infraestruturas, Pedro Fino, vai estar presente, no Dia da Freguesia de Santo António da Serra (Machico). As comemorações irão decorrer no Polidesportivo da EB1/PE/C de Maroços e Santo António da Serra.

EFEMÉRIDES

Principais acontecimentos registados no dia 13 de Junho, Dia Mundial da Consciencialização do Albinismo:

1231 - Morre, com 39 anos, Santo António de Lisboa, em Pádua.

1502 - Cristóvão Colombo descobre a Ilha de Martinica.

1569 - Fracassa o ataque a Lisboa do corsário inglês Francis Drake, ao serviço de Isabel I de Inglaterra.

1611 - O astrónomo holandês David Fabricius observa, pela primeira vez, as manchas do sol.

1645 - Começa a Insurreição Pernambucana, que levará à expulsão dos holandeses do Brasil.

1654 - O Padre António Vieira prega o "Sermão de Santo António aos Peixes", em Lisboa, antes da viagem de regresso ao Brasil com as instruções do rei sobre o estatuto dos índios nas missões do Maranhão.

1763 - Nasce José Bonifácio de Andrade e Silva, herói da independência do Brasil.

1865 - Nasce o poeta irlandês William Butler Yates, Nobel da literatura em 1923.

1866 - O Congresso dos EUA reconhece à população negra a igualdade civil. Os grupos de extrema-direita fundam a organização criminosa racista Ku Klux Klan.???

1879 - Começam os trabalhos do segundo Concílio de Roma, que viria a proclamar o dogma da Infalibilidade Papal

1886 - Morre, aos 40 anos, o rei Ludwig II da Baviera, no Lago Starnberg.

1888 - Nasce o escritor português Fernando António Nogueira Pessoa, autor de "Tabacaria", criador dos heterónimos Álvaro de Campos, Ricardo Reis e Alberto Caeiro.

1900 - Eclosão da Guerra dos Boxers, na China, contra os movimentos cristãos e a presença estrangeira.

1910 - Nasce o escritor espanhol Gonzalo Torrente Ballester, autor de "A Ilha dos Jacintos Cortados", Prémio Cervantes.

1917 - Grande Guerra 1914-1918. Ataque da força aérea alemã a Londres causa 162 mortos, 432 feridos e prejuízos na ordem das 650 mil libras, a preços da época.

- Segunda aparição da Nossa Senhora de Fátima. As crianças, desta vez, estavam acompanhadas com pessoas de Aljustrel, a aldeia dos Pastorinhos, Lúcia, Francisco Marto e Jacinta. A Virgem pediu-lhes para rezarem o terço e aprenderem a ler.

1920 - A escultura de Nossa Senhora de Fátima é entronizada na Capelinha das Aparições.

1932 - Alberto Ferreira Couto e um amigo dentista registam no Porto a primeira fórmula da Pasta Medicinal Couto, desenvolvida para reduzir os casos de infeção gengival e limitar o fenómeno crescente da retração das gengivas.

1935 - É criada a Fundação Nacional para a Alegria no Trabalho, organização do Estado Novo inspirada na congénere nazi Força pela Alegria e na fascista italiana Doppo Lavoro.

1937 - O México nacionaliza os caminhos de ferro.

1944 - II Guerra Mundial. A Alemanha nazi inicia o ataque ao Reino Unido com os primeiros mísseis ou "bombas voadoras" V1. Os taques perdurariam até 29 de março de 1945.

1949 - É publicado o romance "1984", de George Orwell, parábola sobre o estado totalitário.

1951 - Ruy Luís Gomes requer a Oliveira Salazar as condições mínimas para as eleições presidenciais de 1951. Não é atendido.

1958 - Morre, com 60 anos, o ator português Vasco Santana, protagonista de "O Pátio das Cantigas", "Pai Tirano" e "Canção de Lisboa".

1960 - Declaração do MPLA ao Governo português abre a porta a uma solução pacífica da questão colonial.

1964 - É lançado à água o primeiro navio atómico europeu, Otto Hahn, da República Federal da Alemanha.

1966 - O Supremo Tribunal dos EUA institui a obrigatoriedade dos chamados "Miranda warning rights" (Direitos Miranda), a informação aos detidos dos seus direitos no momento da prisão.

1967 - O Conselho de Segurança da ONU rejeita a proposta de Moscovo para condenação de Israel, pela guerra dos seis dias.

1971 - O jornal norte-americano New York Times inicia a divulgação dos "Pentagon Papers", documentos secretos do Pentágono que põem em causa a presença dos EUA no Vietname.

1973 - A equipa da Procuradoria que investiga o Caso Watergate divulga o memorando da Casa Branca com os planos de assalto ao consultório do psiquiatra de Daniel Ellsberg, especialista que revelou os documentos do Pentágono que punham em causa a presença dos EUA no Vietname.

- Alexander Butterfield, antigo assessor da presidência dos EUA, revela ao Congresso a existência de um sistema interno de gravação de reuniões e conversas, na Casa Branca. O Ministério Público requer as gravações.

1978 - Retirada israelita do Sul do Líbano. As posições são ocupadas pelas milícias cristãs. As forças de Telavive regressariam ao território em 1982.

1983 - A Pioneer 10, em missão a Neptuno, é a primeira nave a sair do sistema solar.

1984 - Morre, com 39 anos, o cantor popular português António Variações.

1985 - Demissão do IX Governo, do primeiro-ministro Mário Soares, com a rutura da coligação PS-PSD.

1987 - Morre, aos 62 anos, a atriz norte-americana Geraldine Page, óscar de melhor atriz, protagonista de "Sweet Bird of Youth".

1990 - O matutino "O Diário", fundado em 1976, cessa a publicação.

- A URSS aprova o plano para a transformação do sistema socialista em economia de mercado.

1993 - Morre, aos 81 anos, a fadista portuguesa Hermínia Silva.

1994 - A justiça de Anchorage, Alasca, condena a Exxon ao pagamento de indemnizações no valor de 15 mil milhões de dólares, pelo desastre ecológico causado pelo petroleiro Exxon Valdez, em março de 1989.

1996 - O Parlamento de Bélgica revoga a pena de morte.

1997 - Condenação à morte de Timothy McVeigh pelo atentado de Oklahoma, EUA, em 1995.

- Morre, com 49 anos, o poeta Al Berto, pseudónimo de Alberto Raposo Pidwell Tavares, autor de "Vida das Imagens" e "Horto de Incêndio".

1999 - Eleições para o Parlamento Europeu. O PS ganha com 12 pontos de vantagem, mas os socialistas europeus recuam.

2000 - A Justiça italiana liberta o turco Ali Agca, preso pela tentativa de morte de João Paulo II, em 1981.

2002 - Hamid Karzai é nomeado Presidente interino do Afeganistão.

2003 - A Convenção Europeia chega a consenso sobre o projeto de Tratado Constitucional.

- O ministro da Presidência Nuno Morais Sarmento, anuncia a criação do Observatório sobre a Violência Doméstica.

2004 - O PS vence as eleições europeias com 44,5%.

2005 - Morre, com 82 anos, Eugénio de Andrade, poeta, escritor, Prémio D. Dinis, Grande Prémio da APE, Prémio Camões.

- Morre, aos 91 anos, Álvaro Cunhal, resistente antifascista, líder histórico do PCP, antigo secretário-geral (1961-92), ex-deputado, artista plástico e escritor.

2006 - Morre, aos 61 anos, Fernanda Barroso, engenheira química, militante do PCP, viúva de Álvaro Cunhal.

2007 - O ex-ministro dos Negócios Estrangeiros israelita Shimon Peres, Prémio Nobel da Paz em 1993, é eleito Presidente de Israel, para um mandato de sete anos.

- O antigo primeiro-ministro israelita Ehud Barak é eleito líder do Partido Trabalhista.

- O cantor norte-americano Bob Dylan é galardoado com o Prémio Príncipe das Astúrias das Artes 2007, batendo um leque de finalistas que incluía a pianista portuguesa Maria João Pires.

- O escritor nigeriano Chinua Achebe ganha o Man Booker International Prize 2007.

2012 - É inaugurada a sede da Fundação José Saramago, na Casa dos Bicos, em Lisboa.

- Morre Roger Garaudy, filósofo, antigo líder dos intelectuais comunistas franceses e figura do negacionismo do Holocausto. Tinha 98 anos.

2013 - O FMI divulga que o Governo apresentou um corte de 4,7 mil milhões de euros, no âmbito da reforma do Estado, até 2014, segundo o memorando de entendimento entregue pelo Executivo à 'troika'. O FMI anuncia que défice orçamental em contabilidade pública foi revisto em alta e Portugal vai poder apresentar no corrente ano um défice de 8,9 mil milhões de euros.

- A Comissão Europeia, o Banco Europeu de Investimento e Portugal chegam a acordo para a disponibilização de empréstimos às empresas portuguesas.

2014 - O presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, anuncia que se apresentará a eleições à liderança do PS "quando e onde o partido decidir" e pede que estas ocorram o mais cedo possível.

- Mais de trinta pessoas ficam desalojadas na ilha do Pico, nos Açores, na sequência de uma derrocada de grandes dimensões na encosta de São Miguel Arcanjo.

- O canoísta Rui Lacerda sagra-se campeão da Europa em maratonas, em C1, revalidando na Eslováquia o título conquistado em 2013 em Prado, Vila Verde.

- Morre, com 88 anos, Jimmy Scott, veterano cantor de jazz norte-americano.

- Morre, aos 86 anos, António de Silva Cardoso, general e antigo alto-comissário em Angola em 1975.

- Morre Gyula Grosics, guarda-redes húngaro da lendária seleção húngara de futebol dos anos 50 do século passado. Tinha 88 anos.

2017 - Morre, aos 88 anos, em Lisboa, Alípio de Freitas, jornalista que se destacou na luta pela liberdade e apoio aos movimentos camponeses no Brasil.

2019 - O Governo aprova novas regras para promoções e saldos no comércio para garantir que esses preços são mais baixos do que o valor a que um produto foi comercializado nos três meses anteriores.

2020 - O cardeal José Tolentino Mendonça vence o Prémio Europeu Helena Vaz da Silva para a Divulgação do Património Cultural, pelo seu contributo "excepcional" enquanto divulgador da cultura e dos valores europeus.

José Tolentino Mendonça vence Prémio Europeu Helena Vaz da Silva 2020

O cardeal José Tolentino Mendonça venceu a edição deste ano do Prémio Europeu Helena Vaz da Silva para a Divulgação do Património Cultural, pelo seu contributo “excecional” enquanto divulgador da cultura e dos valores europeus, anunciaram hoje os promotores.

- Morre, aos 80 anos, Nuno Gonçalo Vieira Matias, almirante, chefe do Estado-Maior da Armada (1997-2002).

2021 - O parlamento de Israel aprova o Governo de coligação do novo primeiro-ministro Naftali Bennett, que sucede a Benjamin Netanyahu, no poder nos últimos 12 anos.

PENSAMENTO DO DIA

O próprio viver é morrer, porque não temos um dia a mais na nossa vida que não tenhamos, nisso, um dia a menos nela Fernando Pessoa (1888-1935), poeta português

Este é o centésimo sexagésimo quarto dia do ano. Faltam 201 dias para o termo de 2023.