Madeira

PS diz que SESARAM "omite informação aos utentes"

Em causa está a portaria que define os tempos máximos de resposta

None
Foto DR

O presidente do PS-Madeira considera que a portaria que define os tempos máximos de resposta garantidos para o Serviço Regional de Saúde (SESARAM), publicada esta semana, é "omissa em relação à informação que deve ser facultada aos utentes".

Sérgio Gonçalves lembrou hoje, em conferência de imprensa do partido junto ao hospital Dr. Nélio Mendonça, que a definição dos tempos máximos de resposta já vem sendo defendida pelo PS desde 2015, constatando que, só passados oito anos - e a quatro meses das eleições regionais - é que a portaria é publicada, sendo que a sua entrada em vigor só ocorrerá daqui a dois meses.

Os socialistas defendem que "há questões que precisam de ser explicadas pelo secretário da Saúde, a começar pelo facto de, se compararmos esta portaria com a nacional (portaria n.º 153/2017), constatarmos que desapareceu subitamente o artigo referente à informação".

Isto indicia, uma vez mais, a falta de transparência que tem marcado a atuação deste Governo Regional. As pessoas têm o direto de saber de que forma é que será resolvida a sua situação com a entrada em vigor da portaria e o secretário da tutela deve explicar por que motivo é que tudo o que diz respeito a informação e a transparência é omisso nesta portaria. Sérgio Gonçalves, presidente do PS-M

O líder dos socialistas pede ainda uma clarificação em relação aos casos de pessoas que aguardam por cirurgia.