Madeira

Funchal terá centro de divulgação do mar profundo

Projecto da Fundação Rebikoff encontra-se em fase de execução

None
Foto ASPRESS

A Fundação Rebikoff já adquiriu um espaço no Funchal para abrir como centro de divulgação do mar profundo. Revelação feira por Kirsten Jakobsen e Joachim Jakobsen, administradores da Fundação Rebikoff-Niggeler durante o painel ‘O Mar das Descobertas’ no âmbito da Conferência ‘Portugal e o Mar - a Engenharia Azul’.

Antes, o casal deu a conhecer os objectivo da Fundação que faz pesquisa e observação de ambientes de águas profundas por meio de tecnologia submersível tripulada.

Construído no início da última década, o único submersível científico tripulado a operar em Portugal, o LULA1000, da Fundação Rebikoff-Niggeler, já realizou mais de 500 mergulhos, inclusive no mar da Madeira, com a particularidade de alguns destes mergulhos terem ido além dos 1000 metros de profundidade.

Dados revelados por Kirsten Jakobsen e Joachim Jakobsen, Administradores da Fundação Rebikoff-Niggeler. Este casal de investigadores alemães radicados na ilha do Faial, Açores, apresentou no painel ‘O Mar das Descobertas’ das Conferência ‘Portugal e o Mar - a Engenharia Azul’, as tecnologias aplicadas para a documentação do mar profundo.

Além de vários projectos desenvolvidos nas profundidades do oceano, tanto nos Açores como na Madeira, o submersível, que foi optimizado para filmagens de alta qualidade em ambientes do mar profundo, registou, a quase 100 metros de profundidade, a sul do Funchal, as primeiras imagens de um peixe-espada-preto no mar da Madeira.