Madeira

Voluntário madeirense lança campanha para ajudar crianças no Peru

Francisco Marques está a colaborar com a organização não governamental (ONG) chamada ‘Hilo Rojo’. Saiba como pode ajudar na campanha de angariação de fundos

None

Chama-se Francisco Marques e é um madeirense que se encontra no Peru a fazer voluntariado na organização não governamental chamada ‘Hilo Rojo’, com base em Trujillo, que se dedica a reforçar o ensino das crianças de todas as idades e a ajudá-las a enfrentar os seus problemas diários dentro e fora de casa.

Ora, Francisco decidiu criar uma campanha de angariação de fundos, que poderá aceder através de https://gofund.me/e27e0ef6, para conseguir equipamentos que irão melhorar as condições de vida e de habitação de muitas das crianças e suas famílias que vivem em extremo estado de pobreza.

“Acreditamos que cada criança merece uma oportunidade justa de alcançar o seu potencial máximo. Infelizmente, muitas em Trujillo e noutras áreas do Peru, enfrentam inúmeros desafios que afectam a sua educação e bem-estar. Problemas como a pobreza, a violência doméstica, o abuso e a negligência, são apenas alguns dos obstáculos que enfrentam todos os dias”, diz o madeirense, no âmbito da campanha que lançou.

“É por isso que a ‘Hilo Rojo’ trabalha incansavelmente para proporcionar às crianças os recursos e o apoio de que precisam para prosperar. A nossa ONG oferece programas educacionais, mentoria, actividades extracurriculares e assistência social e psicológica a crianças de todas as idades”, adianta. No entanto, ressalva Francisco, como não conseguem fazer isso sozinhos, precisam da ajuda de todos para continuar a fornecer esses serviços vitais a crianças que de outra forma não teriam acesso a eles. “Qualquer contribuição que possa dar fará a diferença e ajudará a mudar a vida de uma criança”, diz, na mensagem da campanha.

O projecto com maior prioridade que necessita ajuda é a construção de um tecto numa casa recentemente construída que irá albergar três famílias que, de momento, estão desalojadas por causa de fortes chuvas que inundaram e destruíram as casas.

“Por enquanto, a organização cedeu uma das suas salas de aulas para abrigar estas famílias mas como é óbvio pelo que se vê nas fotos, não têm condições para viver de tal forma. É necessário comprar os materiais para a construção do teto e pagar a mão de obra de profissionais para garantir que estas famílias não tenham que passar pelo mesmo cenário no futuro”, salienta o voluntário. “Consequentemente a construção deste tecto permitirá mover as famílias para fora da sala de aula e voltar a utilizar este espaço para o fim que se destina: o ensino”, conclui.

Contas feitas, no total são quase 16 mil sóis peruanos (moeda daquele país) que quando convertidos para euros ficam em 4 mil euros.

Francisco deixa um apelo final: “Por favor, considere fazer uma doação para a ‘Hilo Rojo’. Todas as doações são bem-vindas e ajudarão a financiar programas que capacitam crianças e fortalecem as suas comunidades. A sua pode ajudar a fornecer materiais escolares, refeições nutritivas, aconselhamento e serviços de saúde, além de criar oportunidades para que as crianças aprendam novas habilidades e se divirtam. Com a sua ajuda, podemos garantir que as crianças em Trujillo e noutras áreas do Peru tenham acesso à educação e ao apoio de que precisam para prosperar. Obrigado(a) antecipadamente pela sua generosidade e apoio contínuo”.