5 Sentidos

Funchal acolhe o Festival 'New Generation' entre os dias 3 e 5 de Maio

Evento cultura foi, esta tarde, apresentado no Teatro Municipal Baltazar Dias

None

O festival tem classificação etária para maiores de 6 anos e é de acesso livre para estudantes, com os restantes bilhetes a terem o preço do 10 euros

Realizou-se, esta tarde, no Teatro Municipal Baltazar Dias, a apresentação da nova edição do Festival 'New Generation', um evento que tem lugar entre os dias 3 e 5 de Maio, através de uma co-produção da Associação Orquestra Imperatriz Sissy com o apoio da Câmara Municipal do Funchal.

A iniciativa faz parte de um projecto anual cujo objectivo passa por valorizar os jovens artistas madeirenses, muitos deles passaram pelo Conservatório – Escola Profissional das Artes e que vivem, estudam ou trabalham na Madeira ou no Estrangeiro.

Por esta razão, a Câmara Municipal do Funchal associou-se ao projeto, dado que a valorização dos jovens artistas é um dos vários eixos estratégicos que a Câmara possui para a cultura. Igualmente para os que por cá fica, passa por dar condições para que se possam apresentar regularmente em actuações e que tenham acesso a artistas e espectáculos, de forma a poderem evoluir.

Esta iniciativa cultural arranca a 3 de Maio, pelas 18 horas, com o espectáculo 'Saudade', um recital de voz, guitarra, percussão e dança, que consiste numa viagem ao longo de sonoridades portuguesas, brasileiras e espanholas que transmitem a sensação de saudade. A condução fica a cargo de duas vozes madeirenses bem conhecidas, Diana Duarte e Micaela Abreu.

A este duo juntam mais dois músicos do panorama artístico regional, o guitarrista Francisco Lopes, o percussionista Duarte Salgado e o Bailarino Luís Daio. O repertório da actividade será por obras de Heitor Villa-Lobos, Carlos Paredes, Manuel de Falla, entre outros.

No dia 4 de Maio, o festival tem continuidade, às 18 horas, com o espectáculo 'Magical Strings', que é um recital de violino, violoncelo, percussão e piano. O concerto conta com a presença de violinistas como Inês Diez, Oleksandre Petryakov, do violoncelista Pedro Silva e Daniel Bolba na percussão. Como o título indica, no concerto será exibida a magia dos instrumentos de corda através de peças a solo e de variadas formações de música de câmara, com o acompanhamento ao piano de Iryna Kózina e Anikó Harangi. No repertório constam obras de Vivaldi, Barber, Schumann, Chausson, Wieniawski e Nick Woud.

No último dia, 5 de Maio, o festival tem início marcado para as 21 horas e com o espectáculo 'Three Voices in Three Styles', um recital de voz, guitarra e piano, que se constitui como uma homenagem às cantoras madeirenses que venceram concursos nacionais e internacionais, tal como Vânia Fernandes e Micaela Abreu, acompanhadas pela soprano Mariana Pimenta e o tenor Alberto Sousa. Neste show, o público é convidado a viajar por vários estilos de voz, indo do barroco de Menotti e Haydn ao jazz de Joe Pass, integrando também os temas mais emblemáticos de musicais como 'My Fair Lady', 'Chess' e 'West Side Story'.

O Festival tem classificação etária para maiores de 6 anos. É de acesso livre para estudantes, com os restantes bilhetes a terem o preço do 10 euros, com diversos descontos tanto para professores como para os encarregados de educação.