Madeira

'+ Comércio Local' da CMF gera volume de compras superior a dois milhões de euros

None

A Câmara Municipal do Funchal entregou hoje, no Salão Nobre, os vouchers do 3.º e último sorteio da iniciativa municipal em parceria com  a ACIF '+ Comércio Local', que ocorreu na sexta-feira passada, no Balcão do Investidor.

Foram sorteados 20 cupões, correspondendo a cada um deles um prémio de 250,00 euros.

Na ocasião, a vice-presidente da CMF, Cristina Pedra voltou a relembrar a estratégia fiscal da autarquia que beneficia as famílias e cidadãos, mas também empresas, nomeadamente na questão da devolução progressiva de 5% do  IRS até 2025, num valor total de mais de 20 milhões de euros e ainda  a eliminação da Derrama, que representa um contributo de seis milhões de euros.

Neste sentido do apoio às empresas, Cristina Pedra lembrou ainda os novos programas municipais de apoio ABRIR e ALAVANCAR.

Foram 16 os estabelecimentos comerciais onde os cupões vencedores foram entregues, sendo que 3 deles possuíam mais de um cupão e 3 estabelecimentos são estreantes na iniciativa “+ Comércio Local”. No que diz respeito às freguesias, os premiados efetuaram compras em 6 freguesias diferentes, com forte destaque para a freguesia da Sé.

Aderiram a esta iniciativa 314 estabelecimentos comerciais de todas as freguesias do Município, registando um aumento de 55% em comparação com o número de aderentes no ano passado, em 2022. Foram gerados em compras um valor superior a 2 milhões de euros, demonstrando a dinâmica e o compromisso do Município do Funchal para com o comércio e o tecido empresarial em geral, comprovando assim o sucesso desta iniciativa.

Esta iniciativa decorreu entre os dias 3 de fevereiro e 26 de maio e consistiu na atribuição de um cupão ao consumidor, mediante um valor mínimo de compras, no valor de 20€. Os cupões foram depositados numa tômbola, instalada no Balcão do Investidor. Os prémios daí decorrentes foram materializados em vales de compra, para uso exclusivo nas lojas aderentes à iniciativa, garantindo-se o princípio da economia circular.

Importa destacar que a CMF já procedeu ao reembolso, junto dos estabelecimentos comerciais, de grande parte dos vales premiados que foram entregues ao Município, para pagamento.

O Município do Funchal, através do Balcão do Investidor, tem ao dispor do tecido empresarial várias iniciativas de apoio, promoção e divulgação do Comércio Local, com destaque para os apoios municipais Alavancar e Abrir Funchal, “+ Comércio Local”, Fórum de Emprego Online que decorre em funchal.pt, a incubadora de empreendedorismo Viveiro de Lojas, e o Boletim Económico do Funchal.

O Balcão do Investidor presta ainda apoio em matérias como licenciamento comercial, abertura de espaços comerciais, alojamento local, entre outros assuntos relacionados com a atividade económica do Funchal.