Madeira

"Miguel Albuquerque vai de erro em erro ou é ele e o seu governo o erro", diz PAN-Madeira

None

A comissão de economia do PAN reuniu-se na noite desta terça-feira para analisar os mais recentes dados do Eurostat.

Conforme observa o PAN, "tal como acontecera com a taxa de inflação, com o índice de competitividade com o valor médio dos salários, também os dados relativos à taxa de desemprego mostram a Madeira sempre à frente, a liderar o país pelos piores motivos, com uma taxa de desemprego de 7,8%, à frente da Área Metropolitana de Lisboa com 7,2% e dos Açores com 6,8%".

O partido acusa Miguel Albuquerque de andar de terra em terra, de lugar em lugar a promover o "tremendo sucesso da sua governação afiançando que o número de desempregados diminui, mas na verdade a taxa de desemprego aumenta, num período em que a saída para a imigração dos jovens não para e os nascimentos reduzem-se de ano para ano".

Que Miguel Albuquerque e Rui Barreto não eram “génios” da economia, já todos nos tínhamos dado conta, mas que conseguissem colocar a Madeira a liderar os piores rankings do país é mau demais. PAN-Madeira

O partido passa então a fazer a sua análise da situação, dizendo que a Madeira tem: "O ordenado médio bruto mais baixo do país; a mais alta taxa de inflação (8.1 na Madeira, 5.7 no continente e 6.7 nos Açores); a população em maior risco de pobreza do país com 26% (tantos de nós ainda que empregados são pobres); o 2º pior índice de competitividade da na economia (que Rui Barreto festeja como um grande feito); a maior percentagem de casas compradas por estrangeiros a nível nacional, numa política de madeirenses e Porto-Santenses Out".

No ano passado, a taxa de desemprego na União Europeia situava-se nos 6,2% entre as pessoas entre os 15-74 anos, mas varia de acordo com as diversas regiões. Em Portugal, Madeira (7,8%) e Área Metropolitana de Lisboa (7,2%) e os Açores, com 6,8%, são as que registam a taxa mais elevada, acima da média europeia, indicam os dados publicados no dia 30 de Maio (terça-feira) pelo Eurostat.

No que toca ao desemprego jovem (entre os 15-29 anos) ao nível da União Europeia, tendo igualmente como referência o final do ano passado, o registo do Eurostat aponta para uma descida de 1,7 pontos percentuais face a 2021, para uma taxa de desemprego de 11,3%.

Também entre o desemprego jovem, a Região "lidera em Portugal, assinalando a taxa mais elevada entre os jovens (17,2%)".

E, a concluir, pergunta o PAN:

É este o sucesso tremendo da economia que Miguel Albuquerque e Rui Barreto nos apresentam e pretendem dar continuidade? É caso para dizer que o Secretário das Finanças que tutela a estatística regional qual frei Tomás bem veio dizer que os dados da Estatística na Madeira não eram “martelados” PAN-Madeira