Madeira

Workshop na APEL formou para protecção e cuidado de menores para escolas católicas da Madeira

None Ver Galeria

Decorreu no passado dia 5 de Maio uma acção formativa para as escolas católicas da Madeira sobre a temática da protecção e cuidado das crianças, promovida pela Associação Portuguesa de Escolas Católicas (APEC). A iniciativa teve lugar no Auditório da Escola da APEL, no Funchal.

"Mais de 80 pessoas, entre directores, professores, educadores e técnicos das escolas católicas, participaram no Workshop 'Como BEM educar, proteger e CUIDAR na (minha) ESCOLA', que resulta de um projecto do CEPCEP (Centro de Estudos da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica), em parceria com a APEC e a AEEP", informa uma nota remetida pelo Departamento da Escola Católica da Diocese do Funchal através da APEL.

Assim, "na abertura estiveram presentes o Bispo diocesano, D. Nuno Brás, o diretor regional de Educação, Marco Gomes, e o director-geral da Escola da APEL, padre Fernando Gonçalves. Entre os convidados também estiveram presentes a coordenadora local da Comissão Diocesana de Acompanhamento de Crianças, Jovens e Pessoas Vulneráveis, Paula Margarido e a docente Maria José Moreira Fernandes, do Departamento do Ensino da Igreja nas Escolas (DEIE), da Diocese do Funchal", conta.

E acrescenta que "os formadores, Sofia Marques e Rodrigo Queiroz e Melo, desafiaram todos a repensar o modo como se relacionam com os menores, a estar atentos a sinais de mau trato e a promover os fatores de proteção. Também abordaram o modo de criar um mapa de riscos da instituição, um código de conduta e as regras de atuação em caso de suspeitas ou denúncias", sinaliza.