Madeira

Madeira precisa de mais 240 bombeiros para deixar 5.º lugar do rácio habitante/bombeiro

Região está atrás do País quanto ao número de bombeiros por cada 1.000 habitantes. Federação de Bombeiros da RAM defende mais bombeiros profissionais para "a melhoria do sistema"

None

Dia Regional do Bombeiro é assinalado hoje na Praça CR7

A Federação de Bombeiros da Região Autónoma da Madeira promove este sábado, 13 de Maio, as comemorações do Dia Regional do Bombeiro na Praça CR7, localizada na cidade do Funchal. 

Em entrevista ao DIÁRIO, Martinho Mendonça de Freitas, presidente da Federação de Bombeiros da Região Autónoma da Madeira, aborda a actual situação da classe, defendendo uma maior profissionalização dos bombeiros e a criação de condições para atrair mais jovens para a causa. 

Martinho Freitas alerta que com 700 bombeiros, a Região Autónoma da Madeira está atrás do País no que concerne ao rácio de bombeiros por cada 1.000 habitantes. Segundo o responsável, a Madeira precisa de 240 bombeiros para subir no ranking que a coloca em 5.º lugar. 

No âmbito da reforma do Modelo Organizativo, Funcional e Operacional do Socorro na Região, o bombeiro defende uma organização de cariz misto dos Corpos de Bombeiros, com operacionais voluntários e profissionais, em prontidão 24 horas por dia, de forma a garantir "máximo benefício com menor custo".

Confira a entrevista na íntegra 

O que destaca do programa das comemorações do Dia Regional do Bombeiro de 2023?

(MF) O Dia Regional do Bombeiro foi instituído pela Resolução nº 112/2017 de 2 de Março de 2017, que resolveu: “Instituir (…) o Dia Regional do Bombeiro, como forma de reconhecimento oficial pelo papel preponderante que os corpos de bombeiros desempenham no contexto social, humanitário e de proteção civil da Região Autónoma da Madeira.” Será sempre motivo de regozijo a celebração de uma efeméride que enaltece a dedicação, o profissionalismo e a disponibilidade de uma força de cidadania que emerge da sociedade civil, como a dos Bombeiros, e que abnegadamente se dedicam a esta nobre causa humanitária.

As cerimónias revestem-se de vários momentos solenes evocativos aos bombeiros, em geral, e aos da Madeira, em particular. Iniciam-se no dia 12 de Maio com a partida da Chama do Bombeiro do Quartel dos Bombeiros Voluntários da Calheta passando por todos os Quartéis, sede dos Corpos de Bombeiros e respectivos destacamentos. Termina, nesse dia, com o hastear das Bandeiras na Praça CR7, com formatura/guarda de honra feita pela Companhia de Bombeiros Sapadores do Funchal e Bombeiros Voluntários Madeirenses e com a cerimónia de recepção da Chama do Bombeiro e de Acendimento da Pira instalada na Praça CR7. O dia 13 de Maio começa com uma Missa em honra do Bombeiro, seguida das cerimónias protocolares, na Praça CR7. Em seguida, far-se-á o desfile motorizado, após o qual se fará um almoço de confraternização entre Bombeiros.

As cerimónias têm o seu términus pelas 20 horas, com o arriar das Bandeiras e o Apagamento da Pira. Entre Bombeiros e convidados, as cerimónias contarão com a presença de cerca de 250 pessoas.

O presente ano reveste-se de uma importância ímpar para o futuro dos Bombeiros da RAM, nomeadamente no que se refere aos Bombeiros Voluntários e Profissionais das AHB. Como é do conhecimento público, os assuntos em debate emergem da acção proactiva da Federação de Bombeiros, impelidos pelo desafio lançado pelo Exmo Sr. Presidente do Governo Regional da Madeira, Dr. Miguel Albuquerque. Com esse propósito, o Governo Regional da Madeira institui através de Resolução do Conselho do Governo a constituição de um grupo de trabalho que visa o desenvolvimento dos estudos conducentes à reforma do Modelo Organizativo, Funcional e Operacional do Socorro na RAM. Esse grupo está em fase adiantada do seu trabalho e prevê apresentar, a breve trecho, as conclusões ao Governo Regional e às Câmaras Municipais. A partir desse momento, abandona-se a fase técnica dos trabalhos e passamos para a esfera da decisão política.

Quantos bombeiros actuam na Região Autónoma da Madeira? 

(MF) Existem cerca de 700 Bombeiros na RAM, distribuídos por 10 Corpos de Bombeiros, 7 Voluntários (Bombeiros Voluntários Madeirenses; Bombeiros Voluntários de Câmara de Lobos, Bombeiros Mistos da Ribeira Brava e Ponta do Sol; Bombeiros Voluntários da Calheta; Bombeiros Voluntários de S. Vicente e P. Moniz; Bombeiros Voluntários de Santana e Bombeiros Voluntários do Porto Santo), Bombeiros Municipais de Machico e Companhia de Bombeiros Sapadores do Funchal e Companhia de Bombeiros Sapadores de Santa Cruz.

A média de idades nos diversos Corpos de Bombeiros situa-se nos 45 anos, sendo o género masculino, aquele que está maioritariamente representado, contudo, vamos assistindo, ainda que de forma paulatina, à manifestação de interesse, por parte do género feminino, em fazer parte desta grande família.

Há falta de Bombeiros na Madeira?

(MF) Os riscos naturais e tecnológicos de incidência cíclica têm evoluído exponencialmente, fruto da antropização e das consequentes alterações climáticas, e que têm colocado enormes desafios operacionais aos Bombeiros. Logo, fazer face a esta nova exigência, requer do bombeiro uma cada vez maior capacitação e aqui a formação permanente é um dos factores de primordial importância para elevar a qualidade, a segurança e o conforto de quem presta o socorro. No que concerne ao número de Bombeiros a Região Autónoma da Madeira, esta apresenta um rácio de 2,75 bombeiros por 1.000 habitantes e um número médio de habitantes, por bombeiro, de 361. O território nacional apresenta o rácio de 3,7 bombeiros por cada 1.000 habitantes e um número médio de habitantes, por bombeiro, de 268. Conclui-se que a RAM está em desvantagem em relação à proporção registada no território nacional. Neste particular, a RAM apresenta a 5.ª pior proporção de n.º de habitantes por bombeiro, só ultrapassada por regiões de grande densidade populacional, como são os centros urbanos de Lisboa, Porto, Braga e Setúbal. Equivaler a RAM ao rácio nacional elevaria o número de bombeiros para um total de 940 (voluntários e profissionais), ao invés dos 700 agora existentes.

É, portanto, a evolução e o dinamismo das novas realidades, num contexto de estrutural mutação do mundo moderno, quer no seu enquadramento ambiental, quer no contexto económico, que impulsionam os responsáveis institucionais das áreas do socorro e da emergência a encontrarem as respostas capazes de identificar fragilidades e aponte linhas orientadoras de acção que optimize a eficácia e a eficiência do dispositivo de socorro e emergência da RAM. Reconhecemos que o sistema de voluntariado é de grande importância e que não pode deixar de existir, não apenas pela flexibilidade desta força, face à rigidez de um sistema profissional, mas também pelo valor moral, altruísta, exemplar e de boa cidadania que o mesmo tem associado, mas consideramos que a existência de um quadro mais amplo de bombeiros profissionais é fundamental para a melhoria do sistema. Assim, uma organização de cariz misto dos Corpos de Bombeiros (CB) é entendida como o modelo mais eficaz, em termos operacionais, e aquele que se apresenta mais adequado à lógica de máximo benefício com menor custo. Entendemos que face às necessidades actuais, o modelo organizacional deverá ser revisitado e terá de ser definido um novo modelo assente na definição de meios em prontidão, 24h por dia, assegurados por equipas profissionais, complementadas por equipas de bombeiros voluntários.

Quais são as principais dificuldades da classe na Madeira?

(MF) As dificuldades assentam na cada vez maior dificuldade em atrair jovens para esta causa. O contexto demográfico, nomeadamente nas localidades mais distantes do grande centro urbano, como é o Funchal, começam a ser factor de preocupação para dirigentes associativos e estruturas de comando dos vários Corpos de Bombeiros, que se apercebem que são cada vez mais aqueles que passam, por razões de idade e outras, para o quadro de reserva e não têm a capacidade de recrutar novos bombeiros para esta nobre causa. O Estado terá de actuar, criando melhores condições, novas e reais regalias para que não se perca esta imensa força de cariz voluntária e que muito tem dado e dá ao País. Na Região, embora com um Estatuto Social de Bombeiro Voluntário melhor do que o Nacional, é necessário evoluir para um maior leque de oferta de regalias, de forma a atrair de novos bombeiros.

Assegurar o socorro e emergência 24h por dia é complexo e requer muito esforço e dedicação, quer de quem nos quarteis coordena, quer, especialmente, para quem executa. É cada vez maior o número de missões que são atribuídas aos Bombeiros e os riscos naturais e tecnológicos exigem uma cada vez maior capacitação e dedicação, pelo que é entendimento da Federação que deverá robustecer-se a componente profissional nos vários Corpos de Bombeiros para fazer face ao maior número de intervenções e ao aumento da complexidade das mesmas. Os Bombeiros são o principal agente de protecção civil e tem a seu cargo mais de 95 % da prestação do socorro e emergência que se faz na RAM.

Quais foram as principais conquistas dos últimos anos?

(MF) Certamente passará pela consciencialização dos actores políticos para o papel preponderante do Bombeiro como principal agente de protecção civil e da paulatina dignificação e valorização do Bombeiro e desta profissão. Aprovamos um Estatuto Social do Bombeiro Voluntário da RAM que acrescentou, às regalias do Estatuto Social dos Bombeiro Nacional, um conjunto de outras regalias que, embora ainda insuficientes, contribuem motivar os bombeiros existentes.

Conseguiu-se, depois de quase duas décadas, efectivar as promoções dos Bombeiros, com implicação directa, não só na componente remuneratória, estagnada há muito, mas também, na moral e nos índices motivacionais dos nossos bombeiros. Conseguiu-se com a publicação da Resolução 191/2019 melhorar a fonte de financiamento das AHB e, à conta da mesma, foram contratados novos Bombeiros e melhoradas as compensações atribuídas aos voluntários para fazerem face aos seus gastos de deslocação e de alimentação. Evoluiu-se consideravelmente na formação ministrada aos bombeiros, factor determinante para a melhoria da prestação do socorro e para a segurança e conforto dos bombeiros, entre outros.

Que mensagem deixa aos bombeiros da Região no seu dia? 

Em primeiro lugar, uma palavra de gratidão a todos a todos os Bombeiros, homens e mulheres de inestimável valor que diariamente dedicam, de forma abnegada, a sua disponibilidade e o seu profissionalismo nesta nobre missão, para garantir a segurança, a protecção e o socorro das populações. O espírito de sacrifício que os Bombeiros empregam, em permanência, 24 horas por dia, em prol do socorro e emergência do seu semelhante, comporta um valor acrescentado, altamente considerado, e não pode, nem deve, de modo algum, ser negligenciado.

Deixo, igualmente, uma palavra de esperança baseado na crença de que algo de novo e de bom poderá estar para acontecer no seio dos Bombeiros da Região.

Para finalizar, uma saudação especial e um profundo agradecimento às famílias dos bombeiros pela compreensão pelas suas ausências, contributo inexcedível para o bom funcionamento dos Corpos de Bombeiros.

Do programa da iniciativa constam uma Missa na Sé Catedral do Funchal pelas 10 horas, uma formatura na Praça CR7 pelas 11h10, seguida da cerimónia oficial e, pelas 12h15, um desfile motorizado, que vai motivar alterações no trânsito. 

Outras iniciativas que marcam a agenda regional no centésimo trigésimo terceiro dia do ano e que faltam 232 dias para o termo de 2023:

- Das 9 às 19 horas - Campeonato Nacional de Patinagem Velocidade na pista de patinagem de velocidade dos Prazeres;

17 clubes rumam aos prazeres para disputar Campeonato Nacional de Patinagem

Vão participar na competição mais de 150 atletas

- 11 horas - Inauguração do Enoturismo Terrabona Nature & Vineyards, na estrada do Cardo, nº 117, Boaventura, com a presença do Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque; 

- 11h30 - Mercado em Flor com o desfile Associação Fitness Team no Mercado dos Lavradores;

- 12 horas - CDS-PP celebrar o Dia da Família com mais de uma centena de militantes na Zona de Lazer das Cruzinhas - Fonte do Bispo, no concelho da Calheta;

- 12h30 - O Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, participa no almoço comemorativo do Dia do Bombeiro no Pestana Casino;

- Das 14h30 às 19h30 - Finais e cerimónia de entrega de prémios do Atlântico Padel Tour nos Jardins Panorâmicos;

- Entre as 14h30 e as 17 horas - O Partido Socialista promove a III Convenção dos Estados Gerais, no Centro Cultural e de Congressos do Porto Santo. Subordinada ao tema ‘Turismo: Economia Sustentável e com Futuro’, a iniciativa contará com a participação de Nuno Fazenda, secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, José Alberto Cardoso, gestor hoteleiro e antigo dirigente da Associação de Promoção da Madeira, Alex Muñoz, professor universitário da Costa Rica, e Filipa Caldeira, guia intérprete;

- 15 horas - 1.ª etapa do Campeonato Nacional de SUP - Race no Porto de Recreio de Machico;

Tomás Lacerda compete na 1.ª etapa do Circuito Nacional de SUP Race em Machico

O jovem atleta madeirense Tomás Lacerda está de regresso a casa para competir na primeira etapa do Circuito Nacional de SUP nas categorias de Race Técnico e Sprints, que decorre este fim-de semana em Machico.

- 15 horas - Jogo do Campeonato Nacional da I Divisão em sub-19 entre o Marítimo e o Nacional no Complexo Desportivo do Marítimo;

- 15 horas - Reconstituição Etnográfica 'A Soca da cana em Gaula' no Solar de São João Latrão;

- 16 horas - Festa Tropical Beats marca a abertura oficial do Calhau Beach Club no Saccharum Resort, na Calheta; 

Festa Tropical Beats marca a abertura oficial do Calhau Beach Club no Saccharum Resort

Dia 13 de Maio é a data oficial da festa Tropical Beats que marca o regresso de uma nova temporada dos melhores sunsets e dj sessions de sempre no Calhau Beach Club, no hotel Saccharum, na Calheta.

- 17 horas - O Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, assiste ao primeiro de dois desfiles do Madeira Flower Collection na Quinta Magnólia;

- 18 horas - Tomada de posse dos novos órgãos sociais do Clube Naval de São Vicente;

- 18 horas - Orquestra Clássica da Madeira apresenta Madbrass7 & Percussão no Salão Nobre da Assembleia Legislativa da Madeira;

MadBrass7 & Percussão em concerto na Assembleia Legislativa da Madeira

O MadBrass7 & Percussão, agrupamento da Orquestra Clássica da Madeira (OCM), actua amanhã, pelas 18 horas, no Salão Nobre da Assembleia Legislativa da Madeira. 

- 20h30 - Jogo da I Liga de Futebol português entre o Sporting e o Marítimo no Estádio José Alvalade;

- 21 horas - Actuação de Luís Represas no Largo da Praça, em Machico, no âmbito da Semana do Concelho;

Principais acontecimentos registados no mundo a 13 de Maio, Dia Mundial das Aves Migratórias e Dia Mundial do Comércio Justo:

1871 - Após a unificação italiana, é decretada a Lei das Garantias que ratifica a posse do Vaticano pelo Papa.

1888 - É abolida a escravatura no Brasil.

1917 - Relato da primeira aparição de Nossa Senhora em Fátima, em Portugal, segundo os pastores Lúcia, Jacinta e Francisco Marto.

1927 - Colapso do sistema económico na Alemanha.

1931 - Primeira Consagração de Portugal ao Imaculado Coração de Maria, feita pelo Episcopado Português, no seguimento da Mensagem de Fátima.

1934 - Inauguração do monumento ao Marquês de Pombal, na Praça Marquês de Pombal em Lisboa.

1935 - O Governo de Oliveira Salazar afasta opositores ao regime ditatorial dos quadros da administração civil e militar, entre eles Adelino da Palma Carlos e Mendes Cabeçadas, Rodrigues Lapa, Abel Salazar e Norton de Matos.

1946 - Coroação da Imagem de Nossa Senhora de Fátima, da Capelinha das Aparições (coroa oferecida pelas mulheres portuguesas), pelo Cardeal Masella, Legado Pontifício.

1950 - Primeira prova do Mundial de F1, em Inglaterra, no circuito de Silverstone.

1953 - É na doca "Pier 21" em Halifax, no Canadá, que o "Saturnia" atraca e desembarcavam os primeiros 218 imigrantes portugueses, com os respetivos vistos de trabalho, muitos deles provenientes dos Açores, madeirenses e alguns do continente.

1956 - O Cardeal Roncalli, Patriarca de Veneza, futuro Papa João XXIII, preside à Peregrinação Internacional Aniversária.

1965 - Entrega da Rosa de Ouro pelo Cardeal Fernando Cento, legado Pontifício, durante a Peregrinação Internacional Aniversária, ao bispo de Leiria-Fátima.

1967 - O Papa Paulo VI desloca-se a Fátima, no cinquentenário da 1ª Aparição de Nossa Senhora, para pedir a paz no mundo e a unidade da Igreja.

1971 - António Ribeiro, bispo titular de Tigilava, é nomeado Patriarca de Lisboa.

1977 - A Peregrinação do 60º aniversário da 1ª Aparição foi presidida pelo Cardeal Humberto Medeiros, Arcebispo de Boston, legado Pontifício

1981 - O Papa João Paulo II é ferido a tiro, na Praça de S. Pedro, no Vaticano, pelo turco Mehmet Ali Agca.

1982 - O Papa João Paulo II vem em peregrinação a Fátima agradecer o ter escapado com vida, um ano antes, na Praça de S. Pedro, e, de joelhos, consagra a Igreja, os Homens e os Povos, com menção velada da Rússia, ao Imaculado Coração de Maria

1991 - O Papa João Paulo II vem pela segunda vez a Fátima, como peregrino, no 10º aniversário do seu atentado na Praça de S. Pedro, no Vaticano, presidindo à Peregrinação Internacional Aniversária

2000 - O Papa João Paulo II beatifica os videntes Jacinta e Francisco Marto.

2000 - O Sporting conquista o título nacional de futebol pela 17.ª vez, quebrando um "jejum" de 18 anos, ao vencer no terreno do Salgueiros (4-0), em jogo da 34.ª e última jornada do campeonato de 1999/2000.

2001 - Silvio Berlusconi, magnata da comunicação, assume a liderança do Governo italiano.

2006 - Motins na cidade brasileira de São Paulo. Ataques a mais de 50 esquadras, bases da polícia militar e outras instalações das forças de segurança brasileiras no Estado, pela organização criminosa auto-denominada Primeiro Comando da Capital, provocam 30 mortos, entre os quais 23 polícias.

2008 - A GALP Energia assina com a Petróleos da Venezuela, PDVSA, cinco acordos, prevendo importações de petróleo de quatro milhões de barris em 2009, a liquefação e comercialização conjunta de gás e a construção de quatro parques eólicos.

2008 - Sete atentados à bomba quase simultâneos fazem mais de 80 mortos e 150 feridos em mercados da cidade turística de Jaipur, noroeste da Índia, segundo as autoridades indianas, que denunciaram uma operação "terrorista" e a detenção de um suspeito

2009 - O Presidente brasileiro Lula da Silva é distinguido com o Prémio Félix Houphouet-Boigny para a procura da paz. Destinado a honrar as "pessoas, organismos ou instituições que contribuíram de maneira significativa para a promoção, a pesquisa, a salvaguarda ou a manutenção da paz, no respeito da Carta das Nações Unidas e do Acto constitutivo da UNESCO".

2015 - Em Portugal, entra em vigor o novo acordo ortográfico.

2016 - A Assembleia da República aprova o projeto de lei do Bloco de Esquerda (BE) que regula o acesso à gestação de substituição ("barrigas e aluguer"), com votos favoráveis do PS, BE, PEV, PAN e 24 deputados do PSD.

2017 - O Papa Francisco canoniza às 10:27, em Fátima, os pastorinhos Jacinta e Francisco Marto.

2017 - Portugal ganha pela primeira vez, o Festival Eurovisão da Canção, com "Amar pelos dois", interpretada por Salvador Sobral.

2017 - O Benfica sagra-se, pela primeira vez na sua história, tetracampeão português de futebol, ao vencer em casa o Vitória de Guimarães, por 5-0, em jogo da 33.ª e penúltima jornada da I Liga.

2020 - Covid-19. As tradicionais celebrações católicas em Fátima decorrem de forma inédita, sem peregrinos devido à pandemia;

Pensamento do dia:

A ânsia de poder não é originada na força, mas na fraqueza. Erich Fromm (1900-80), psicanalista alemão.