Madeira

Confiança sugere que executivo de Pedro Calado oferece "empregos a militantes do PSD e CDS"

Em causa está a aprovação em reunião de câmara da contratação de seis Consultores Jurídicos

None

A equipa da coligação Confiança na Câmara Municipal do Funchal manifestou esta quinta-feira, 27 de Abril, após a reunião semanal do executivo, o seu pesar pela morte do jovem trabalhador ao serviço do Município do Funchal, endereçando os sentimentos à família enlutada. 

O encontro semanal do executivo funchalense ficou marcado pela polémica proposta de admissão de seis Consultores Jurídicos. Em nota emitida, a Confiança aponta que o concurso previa, inicialmente, "apenas a contratação de duas pessoas para a área jurídica" e lembra que no quadro de pessoal do Município do Funchal já se encontram "vinculados 26 Técnicos Superiores Consultores Jurídicos e cinco Técnicos de Serviços Jurídicos recém-contratados", ao que se acrescer-ão as contratações hoje aprovadas com os votos contra dos vereadores da Confiança.

Aprovado concurso público de 5M€ para construir habitação a custos controlados no Funchal

A Câmara Municipal do Funchal aprovou, esta manhã, um concurso público no valor de 5 milhões de euros, destinado à construção de 33 fogos de habitação, na Nazaré, junto à rotunda da Leroy Merlin, em São Martinho. As obras devem arrancar no início do mês de Setembro, devendo estar concluídas em meados de 2025.

O vereador da coligação Confiança, Ruben Abreu, não encontra justificação para a contratação de mais profissionais da área jurídica e sugere que o executivo liderado por Pedro Calado oferece "empregos" aos militantes como "pagamento" da campanha eleitoral. 

É difícil justificar a contratação de mais consultores nesta área quando sabemos que o Funchal entregou as execuções fiscais à Autoridade Tributária, diminuindo o trabalho na cobrança coerciva, e também quando continua a gastar largos milhares de euros na contratação de consultoria jurídica a entidades externas. Não queremos acreditar que se trate do pagamento de promessas feitas em campanha eleitoral com a oferta de empregos a militantes do PSD e CDS Vereador Ruben Abreu 

Ainda assim, o porta-voz da Confiança afirma ser "notório" que a autarquia do Funchal "precisa de reforçar o seu quadro de pessoal, mas com cantoneiros para fazer a limpeza urbana e a recolha de resíduos, com jardineiros para arranjar os jardins, com motoristas de pesados para conduzir as viaturas do ambiente, com canalizadores para reparar derrames". O autarca remata dizendo que "o Funchal precisa de mais trabalhadores e menos consultores".

A equipa da Confiança votou favoravelmente à abertura do concurso público para a empreitada de um projecto iniciado no mandato anterior e previsto na Estratégia Local de Habitação , que contempla a construção 33 novos apartamentos na Nazaré, para habitação municipal. O financiamento para a empreitada surge na sequência de um Acordo de Colaboração no âmbito do Programa 1.º Direito, firmado em 2020, entre a CMF e o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU). 

Câmara do Funchal avança com construção de 33 fogos na Nazaré

Pedro Calado foi até São Martinho apresentar projecto que irá custar cinco milhões de euros. "Se tudo correr bem" empreitada arranca em Setembro deste ano

Outro tema que esteve em cima da mesa e mereceu o voto contra da equipa da Confiança foi a entrega à Frente MarFunchal das receitas dos espaços comerciais concessionados pelo município nos Jardins do Lido. Os autarcas consideram que a proposta do PSD "vem mostrar que a empresa municipal continua a necessitar de financiamento municipal para sobreviver e que já deveria ter sido encerrada e integrada na CMF há muito tempo".