Madeira

40 investigadores regionais, nacionais e internacionais em expedição nas Ilhas Selvagens

A Expedição Selvagens 50 decorrerá entre hoje e o próximo dia 1 de Maio

None

Cerca de 40 investigadores, gestores e técnicos de muitas instituições regionais, nacionais e internacionais partem, hoje, para as Ilhas Selvagens numa expedição, que é organizada pelo Instituto de Florestas e Conservação da Natureza (IFCN), entidade gestora do espaço.

Esta iniciativa está inserida nas celebrações dos 50 anos da Reserva Natural das Ilhas Selvagens, surgindo também na sequência do recente alargamento da reserva em área e no regime de protecção total na sua área marinha. 

A Expedição Selvagens 50, que foi apresentada, no passado dia 20 de Abril, pela secretária regional do Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas, Susana Prada, decorrerá no território mais a Sul de Portugal entre hoje e o próximo dia 1 de Maio. 

Este pretende ser um fórum de discussão e reflexão, que terá como principal 'output' a criação de um programa de monitorização a longo prazo devidamente documentado, baseado na ciência, e que permitirá ir ao encontro do exigente desafio de gerir um dos mais pristinos espaços naturais do Atlântico.

As equipas  abordarão 9 áreas de trabalho em terra e 12 no mar. Muitos são os grupos a serem avaliados desde os briófitos, moluscos e repteis terrestres, até aos campos de rodólitos que se encontram a maiores profundidades, passando pelas comunidades das zonas inter-marés, à fauna costeira e pelágica. 

A previsão é de que a publicação do primeiro documento de monitorização seja feita até ao fim do corrente ano, onde alguns dados preliminares deverão já ser apresentados. 

Saiba que outros assuntos marcam a agenda deste domingo

Às 9h30 há nova iniciativa relacionada com o I Evento Ferrari Owners na RAM, que decorre até ao dia 25 de Abril, terça-feira. 

Ferrari Owners' Club Portugal faz furor na Madeira

20 automóveis da Ferrari fazem volta à ilha entre sábado e segunda-feira

20 Ferraris embelezam as estradas da Madeira

Está na estrada a primeira de três etapas que hoje passa por São Vicente, Porto Moniz e Calheta, antes do regresso ao Funchal

Às 10h30, a CDU realiza uma iniciativa política, na Praia Formosa, junto ao campo de futebol.

Pelas 12h30, acontece a cerimónia de entrega de prémios do MIUT(R) 2023, junto ao Fórum de Machico.

Já pelas 15h30, realiza-se o desfile de encerramento do XXXVII Encontro de Bandas Filarmónicas da RAM, com a presença do secretário regional do Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, na Ribeira Brava. O momento contará com a Banda Recreio Camponês, Banda Municipal de Machico, Banda Distrital do Funchal, Banda Municipal do Funchal, Banda Municipal de Câmara de Lobos, Banda Municipal de Santana, Banda Orquestral de Câmara de Lobos - Os Infantes, Banda Filarmónica do Caniço e Eiras, Banda Municipal de Santa Cruz, Banda Paroquial de São Lourenço da Camacha, Banda Municipal da Ribeira Brava, Filarmónica do Faial, Associação Recreativa de Nossa Senhora de Fátima do Arco de São Jorge. Às 16 horas, acontece a marcha de encerramento, com homenagem a José Manuel Teixeira executada por todas as filarmónicas.

Às 18 horas, o presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, José Manuel Rodrigues,  preside à sessão solene das Festas de São Jorge, nos Açores. 

Principais acontecimentos registados no dia 23 de Abril, Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, Dia Mundial do Escutismo, Dia Nacional da Educação de Surdos, Dia da Língua Inglesa e Dia da Língua Espanhola:

1564 - Data atribuída ao nascimento de William Shakespeare.

1850 - Morre o poeta William Wordsworth, precursor do romantismo inglês. Tinha 80 anos.

1891 - Nasce o compositor russo Sergey Sergeyevich Prokofiev, em Sontsovka, na Ucrânia.

1904 - Os Estados Unidos da América adquirem a companhia francesa do canal do Panamá.

1909 - Um sismo na localidade portuguesa de Benavente, Ribatejo, causa a morte de cerca de 30 pessoas.

1936 - É criada a Colónia Penal do Tarrafal, em Cabo Verde, com o Decreto-Lei 25539. Os primeiros presos políticos chegariam a 29 de outubro.

1940 - Morre, com 66 anos, o poeta simbolista Alberto d'Oliveira, fundou com António Nobre, a revista Boémia Nova'

1945 - II Guerra Mundial. As tropas aliadas alcançam o rio Pó, em Itália. As tropas dos EUA e da URSS encontram-se em Tyorgau, na Alemanha. O Exército Vermelho entra em Berlim Oriental.

1946 - A Piaggio assina a patente daquele que haveria de ser, para sempre, o seu 'exlibris' e, fiel ao seu sonho de criar um veículo utilitário, Enrico Piaggio lança 2 mil Vespas de 98 Cc no mercado.

1957 - Morre, com 55 anos, o filólogo e poeta inglês Roy Campbell, especialista em Língua e Literatura portuguesas.

1967 - É lançada a nave espacial soviética Soyuz-I.

1971 - A cápsula russa Salyut 1 torna-se a primeira estação espacial permanente.

1975 - Trabalhadores agrícolas ocupam uma quinta na Azambuja, que dará lugar à Cooperativa Agrícola Torre Bela.

1981 - A ASDI, Ação Social-democrata Independente, de Sousa Franco, nascida de uma cisão no PPD-PSD, apresenta o primeiro projeto de revisão constitucional.

1982 - Tem início o mandato de Jorge Nuno Pinto da Costa como presidente do FC Porto.

1984 - É promulgada a Lei de despenalização do aborto.

- Morre, aos 56 anos, Fernando de Mello Moser, investigador, catedrático da Faculdade de Letras de Lisboa, Grande Oficial da Ordem da Instrução Pública e da Ordem do Império Britânico.

1986 - Morre, aos 80 anos, o cineasta Otto Preminger.

1990 - O Presidente da República, Mário Soares, veta o projeto-lei da Alta Autoridade para a Comunicação Social.

1992 - O escritor português José Cardoso Pires recebe o Astrolábio de Ouro, Prémio Internazionale Último, de Itália, pelo conjunto da obra.

1993 - A jornalista Diana Andringa ganha o Prémio Fundação Luso-americana para o Desenvolvimento, com a reportagem televisiva "O Cônsul Injustiçado", sobre o diplomata Aristides Sousa Mendes.

1994 - Equipa do ABC joga a 1.ª mão da final da Liga dos Campeões, é a primeira formação de andebol português a marcar presença numa final desta competição.

A equipa de Braga, comandada por Donner, empata com os espanhóis do TEKA Santander.

No dia 28 viria a perder o encontro da 2.ª mão.

1999 - Guerra do Kosovo. A Comissão Europeia decreta o embargo petrolífero à Jugoslávia.

Guerra do Kosovo.

2003 - A Comissão Europeia rejeita as propostas de reforma institucional da União Europeia apresentadas pelo presidente da Convenção, Valery Giscard D'Estaing, que defende, entre outras, a criação de presidente da UE

- Toma posse o novo presidente do Tribunal Constitucional, Luís Nunes de Almeida.

2004 - A Assembleia da República conclui a VI Revisão Constitucional.

- O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional e presidente da Câmara de Gondomar, Valentim Loureiro, é indiciado de 23 crimes, no âmbito do caso Apito Dourado.

2005 - Começa o XX Congresso do CDS-PP. Paulo Portas abandona a liderança do partido.

- O escritor espanhol Rafael Sãnchez Ferlosio, autor de "Andanças e Façanhas de Alfanhui", recebe o Prémio Cervantes.

- O Video "Me at the Zoo", publicado por Jawed Karim, cofundador da plataforma social, é o primeiro vídeo do YouTube. É visto por 17 milhões de vezes.

- Morre, com 97 anos, o ator britânico John Mills, óscar pelo desempenho em "A Filha de Ryan".

2006 - Os atletas Bruno Pais e Vanessa Fernandes conquistam as medalhas de prata e ouro, respetivamente, na etapa portuguesa da Taça da Europa de triatlo, no Estoril.

2007 -- Morre, com 76 anos, Boris Yeltsin, primeiro Presidente da Rússia pós-soviética em 1991, o primeiro eleito democraticamente, depois da dissolução da URSS.

- Morre, com 73 anos, David Halberstam, jornalista e escritor norte-americano, antigo correspondente de guerra do New York Times, autor de "The Best and The Brightest", sobre a guerra do Vietname, Prémio Pulitzer.

2009 - O Governo aprova a proposta de lei que alarga de nove para 12 anos a escolaridade obrigatória e consagra a universalidade da educação pré-escolar para as crianças a partir dos cinco anos.

2010 - O primeiro-ministro grego, George Papandreou, oficializa o pedido de ajuda aos países da Zona Euro e ao Fundo Monetário Internacional (FMI). Ao todo a Grécia pode receber até 45 mil milhões de euros: 30 mil milhões dos países da Zona Euro e 15 mil milhões do FMI.

2012 - O tribunal especial da Islândia iliba o ex-primeiro-ministro Geir Haarde de três das quatro acusações relacionadas com o colapso da banca islandesa em 2008, e é apenas culpado de não ter reunido com os ministros do seu governo quando a situação se tornou crítica.

- Morre, aos 93 anos, LeRoy Walker, primeiro treinador negro da seleção olímpica norte-americana de atletismo e primeiro presidente negro do Comité Olímpico norte-americano (USOC).

2013 - A câmara baixa do parlamento francês aprova o projeto-lei que prevê o casamento civil e a adoção para casais do mesmo sexo. A França passa a ser o 14º país do mundo a reconhecer o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

2014 - Forças ucranianas "libertam" a cidade de Sviatoguirsk, tomada por separatistas pró-russos há vários dias.

- Morre, aos 56 anos, Alvaro García de Zúñiga, escritor, músico e encenador uruguaio que vivia em Portugal desde os anos 1990.

- Morre, aos 70 anos, João Lopes Porto, fundador do CDS, ministro da Habitação e Obras Públicas do governo da Aliança Democrática e antigo diretor-geral da Metro do Porto.

2015 - O Conselho de Administração da Metro do Porto assina com o consórcio espanhol TMB, Transports Metropolitans de Barcelona/Moventis, o contrato que regula a subconcessão da operação e manutenção da rede por 10 anos.

- O Conselho de Ministros aprova a nova lei do álcool, que proíbe o consumo de todas as bebidas alcoólicas a todos os menores de 18 anos.

- Morre José Girão Pereira, antigo eurodeputado do CDS e primeiro presidente da Câmara de Aveiro eleito após o 25 de Abril. Tinha 77 anos.

2019 - O Superior Tribunal de Justiça brasileiro reduz a pena de prisão do ex-Presidente, Lula da Silva, de 12 anos e um mês para oito anos, 10 meses e 20 dias.

- Morre, aos 98 anos, o Grão-Duque João do Luxemburgo, titular do Grão-Ducado de Luxemburgo entre 1964 e 2004.

- Morre, aos 79 anos, Billy McNeill, antigo futebolista escocês, capitão e treinador do Celtic.

2020 - A China anuncia o aumento da sua contribuição para a Organização Mundial de Saúde (OMS), o equivalente a 28 milhões de euros, depois de os Estados Unidos terem suspendido a sua parte do financiamento.

- A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) reconhece Umaro Sissoco Embaló como o vencedor das presidenciais da Guiné-Bissau e pede a formação de um novo Governo até 22 de maio.

- O Conselho de Ministros aprova a redução da taxa do IVA das máscaras de proteção e gel desinfetante e a isenção de IVA para operadores nacionais e comunitários no fornecimento de equipamento de proteção individual.

- Os Europeus de atletismo, de 25 a 30 de agosto, em França, são anulados devido à pandemia de covid-19.

- A Taça EHF e a Taça Challenge de andebol são canceladas, tal como a Liga dos Campeões, a Taça CEV e Taça Challenge de voleibol, devido à pandemia de covid-19.

2021 - A cápsula espacial 'Crew Dragon', da empresa SpaceX, é lançada por um foguetão Falcon 9 com destino à Estação Espacial Internacional (EEI), leva a bordo os astronautas - o francês Thomas Pesquet, que cumprirá a sua segunda missão na EEI, os norte-americanos Shane Kimbrough e Megan McArthur (comandante e piloto de voo, respetivamente) e o japonês Akihiko Hoshide.

2022 - O Paris Saint-Germain conquista o 10.º título de campeão francês de futebol do seu historial, ao empatar 1-1 na receção ao Lens, em jogo da 34.ª jornada da liga gaulesa.

Este é o centésimo décimo terceiro dia do ano. Faltam 252 dias para o termo de 2023.

Pensamento do dia: "A amizade sem humor não sabe ser tolerante". José Cardoso Pires (1925-99), escritor português