Madeira

Investigador da ARDITI mostrou a mais recente imagem da crusta terrestre em Helsínquia

None

Um investigador da ARDITI mostrou, num seminário em Helsínquia, a mais recente imagem da crusta terrestre numa região fundamental para compreender os mecanismos que levam os continentes a separar-se. Manuel Loureiro apresentou o seminário intitulado 'Imaging exhumed lower continental crust in the Jequitinhonha-Almada-Camamu basins, Brazil', no Instituto de  Sismologia da Universidade de Helsínquia, no passado dia 28 de Março.

Esta iniciativa contou com a participação de alunos de Mestrado e Doutoramento do Departamento de Geociências e Geografia. De acordo com nota enviada à imprensa, "a estrutura da crusta terrestre, a "casca" do planeta Terra, é estudada analisando a propagação da energia sísmica (tremores de terra, explosões ou canhões de ar), mapeando-se as descontinuidades subterrâneas até profundidades de várias dezenas de quilómetros e ao longo de perfis com várias centenas de quilómetros de extensão". As imagens que resultam destes estudos são a base para os modelos geológicos que explicam os movimentos das placas tectónicas e a avaliação de potenciais jazidas minerais.

Manuel Loureiro é investigador na área de Geofísica e Acústica Marinha para a exploração de dados sísmicos registados com cabos de fibra ótica. Está ligado ao Programa Estímulo ao Emprego Científico, da Fundação para a Ciência e Tecnologia, que tem como objetivo apoiar o desenvolvimento de atividades de Inovação e Desenvolvimento, consagrando e estimulando a contratação de investigadores doutorados por instituições científicas.