Madeira

Estabelecida bolsa mensal para o Programa Academia do Jovem Voluntário

O montante foi publicado no Jornal Oficial da Região Autónoma da Madeira

None
Foto Academia do Jovem Voluntário

A Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, através da Direcção Regional de Juventude (DRJ), estabeleceu o montante da bolsa mensal, no valor de 450 euros, a atribuir este ano aos jovens residentes na Região Autónoma da Madeira, colocados ao abrigo do Programa Academia do Jovem Voluntário. O montante foi publicado segunda-feira, 17 de Abril, no Jornal Oficial da Região Autónoma da Madeira (JORAM).

A  Academia do Jovem Voluntário é, tal como o nome indica, um programa de voluntariado, assente na mobilidade dos jovens das regiões autónomas da Madeira e dos Açores, onde os principais objectivos passam por promover a participação cívica e a cidadania dos jovens insulares em diversas áreas que tenham impacto, quer seja em instituições que acolhem os jovens, quer na comunidade local. Esta é uma parceria entre os Governos Regionais da Madeira e dos Açores, que incentiva à mobilidade juvenil.

Além de permitir a prática do voluntariado, este programa possibilita a “multiculturalidade, o contacto com outras realidades, o conhecimento do nosso país e um trabalho em rede com outros jovens e entidades”, explica a página da Academia do Jovem Voluntário.

Existem diversas áreas de intervenção que concedem aos jovens diversas experiências em projectos ligados ao combate à pobreza, desporto, desenvolvimento da vida associativa e da economia social, inserção e reinserção social, educação, ciência, formação e alfabetização, protecção ambiental e florestação, protecção de animais, saúde e comportamentos de risco, entre outras áreas.

O programa é destinado a jovens entre os 18 e os 30 anos residentes nas Regiões Autónomas da Madeira e Açores. Os interessados podem candidatar-se no site.

A experiência é de curta duração- no mínimo um mês e no máximo dois.

As actividades de voluntariado a desempenhar não devem ultrapassar as 25 horas semanais, preferencialmente, durante os dias de semana.

São asseguradas as despesas com a viagem de ida e volta, uma bolsa mensal no valor de 450 euros, seguro de acidentes pessoais e alojamento.

Actualmente existem 17 ofertas de voluntariado que se dividem pelos Açores e Madeira.